Outro mecanismo de mobilização de cálcio é por ação do hormônio paratormônio (produzido pelas glândulas paratireoides) que aumenta a reabsorção da matriz óssea e promove aumento da calcemia. O hormônio calcitonina, produzido pelas células C da glândula tireoide, inibe a reabsorção de matriz óssea.
A camada mais superficial do periósteo contém principalmente fibras colágenas e fibroblastos. As fibras de sharpey são feixes de fibras colágenas do periósteo que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.
Há dois tipos diferentes de desenvolvimento do tecido ósseo: quando o osso se forma diretamente do mesênquima, o processo é denominado ossificação intramembranosa; quando acontece a partir de modelos cartilaginosos preexistentes, o processo é, então, denominado ossificação endocondral.
Desses dois íons, o cálcio é controlado com muito maior precisão do que o fosfato e o controle metabólico do cálcio será o principal assunto deste tópico. O metabolismo desse último íon é regulado por três hormônios: hormônio paratireóideo (PTH), calcitonina (CT) e vitamina D.
Periósteo (do grego περίὀστέον, peri- 'ao redor' + -osteo 'osso') é uma membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizada, fibrosa e resistente que envolve por completo os ossos, excepto nas articulações cartilaginosas.
Membrana esbranquiçada, fibrosa, constituída por duas camadas e que envolve os ossos, exceto nas inserções dos tendões e nas articulações, onde se une à cápsula articular. O periósteo é vascularizado e contém os nervos que penetram nas estruturas ósseas.
Histogênese ou histogenia é a formação e desenvolvimento dos diferentes tecidos embrionários de um organismo a partir de células indiferenciadas. estas células são constituintes das três primeiras camadas germinativas, a endoderme, a mesoderme e a ectoderme.
2. Papel metabólico do tecido ósseo O esqueleto contém 99% do Ca do organismo e funciona como uma reserva desse íon, cuja concentração no sangue (calcemia) deve ser mantida constante, para o funcionamento normal do organismo. Há um intercâmbio contínuo entre o Ca do plasma sanguíneo e o dos ossos.
Ambos os eventos promovem uma elevação da calcemia. Um aumento na secreção de calcitonina promove, nos ossos, um aumento da atividade osteoblástica. Através desta, ocorre uma maior síntese de tecido ósseo (matriz protéica), o que atrai grande quantidade de íons cálcio e fosfato do sangue para este novo tecido.
O cálcio possui as mais variadas funções, sendo a principal a formação de ossos e dentes. Uma dieta com quantidades de cálcio adequadas é fundamental para a manutenção da massa óssea, garantindo, assim, a integridade do esqueleto. O cálcio também tem participação nas funções neuromusculares.
O crescimento do animal ocorre de uma maneira de perfeito sincronismo, isto é, o desenvolvimento do tecido ósseo ocorre mais rapidamente do que o tecido muscular que por sua vez, é mais rápido do que o tecido adiposo (Gonzales & Sartori, 2002) (Figura 1). Figura 1: Ordem de deposição dos tecidos nos animais (Gonzales & Sartori, 2002)
O que estudar para passar no concurso da Polícia Federal?
Qual é o preço da telha galvalume?
Pode usar gasolina aditivada sempre?
Como o Gavião Arqueiro ficou surdo?
Como não deixar o merengue com cheiro de ovo?
Como saber se tenho empréstimo no INSS?
Por que o fogo precisa de oxigênio?
Tem que pagar para ter conta no PayPal?
Como fazer cola em bastão em casa?
Quantos átomos por célula unitária?
O que fazer quando a planilha está muito lenta?
Quando se aplica a prescrição da pretensão punitiva em abstrato?
Qual a tendência de pisos para 2021?
Qual o valor normal da vitamina B12?
O que fazer para recuperar a melanina da pele?
O que significa menor nota de corte?