Frutas, como as maçãs, podem apodrecer e cair com o tempo. Mofo e fungos causam sua rápida degradação, mas até expor uma delas ao calor pode causar sua oxidação. Hematomas e perfurações oferecem um caminho mais rápido para que o mofo e os fungos se instalem nas frutas.
O processo de putrefação pode ser mais comum em períodos chuvosos: a água absorvida pela superfície da maçã é transportada até o bulbo, a umidade facilita o desenvolvimento de micro-organismos. O mesmo ocorre com as cebolas, só que nessas, a deterioração é causada por bactérias.
Ela pode ser comidas crua, espremida em suco, e até mesmo transformada em cidra alcoólica. No entanto, essa fruta não dura para sempre, podendo apodrecer de um dia para o outro. Pior ainda, quando uma única maçã apodrece, ela emite um gás que apodrece as maçãs nas proximidades.
No caso da maçã, os culpados são os fungos. José Luiz Petri, presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, diz que, quando o fruto está ainda se formando, é possível que fungos se instalem em espaços vazios que existem na própria semente.
Contaminada por fungos ou bactérias, os tecidos da fruta que já seriam naturalmente degradados, decompõem-se ainda mais rápido devido à procura desses invasores por nutrientes neles presentes, principalmente açúcares.
17 curiosidades que você vai gostar
Vários fatores causam a deterioração dos alimentos, tornando-os itens inadequados para o consumo. Luz, oxigênio, calor, umidade, temperatura e bactérias podem afetar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos perecíveis. Quando sujeitos a esses fatores, os alimentos vão se deteriorar gradualmente.
Quebra de açúcar e de tecidos
De fato, se uma fruta foi deixada em seu lugar, ela ainda apodreceria, pois este é uma processo de auto-destruição. Assim que os tecidos se quebram, o açúcar é liberado. Isto explica o fato de uma fruta amadurecida ser muito mais doce do que uma mais verde.
Ao cortarmos uma fruta, podemos observar que à medida que o tempo passa ela começa a escurecer. Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes. ... Quanto mais melanina presente, mais escura a fruta fica. Essa reação pode ser observada abaixo.
Procure no cabinho da fruta uma substância mais clara, como se fosse um pozinho branco. Se você encontrá-la, é sinal da presença de agrotóxico em excesso na região, explica Renato Tratch, professor de agronomia da PUC-PR.
Quanto pesa cada peça de roupa?
Como nosso corpo se adapta a altitude?
Quantos amperes tem uma lâmpada de 9w?
Quais os impactos negativos do aumento populacional nas cidades e no campo explique?
Quais são os benefícios da Eurofarma?
Como o corpo se relaciona com arte?
Quem tem direito ao Bolsa Social?
Quantos tons de pele diferentes existem?
Como o cortisol age no estresse?
Como saber quanto de dilatação?
Como se formam os cravos da pele?
Como saber quanto tenho de créditos Claro?
Quantos versos formam o poema identidade e quantas estrofes?