Cromatina e Cromossomo A diferença está no fato do filamento da cromatina se encontrar no núcleo da célula interfásica, ou seja, que não está em divisão. A partir do momento que a célula inicia o seu processo de divisão, os filamentos de cromatina se enrolam sobre si mesmos e se condensam. Assim nascem os cromossomos.
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). ... Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se espiralizam (enrolam-se sobre si mesmos) e se condensam, transformando-se nos famosos cromossomos.
O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão. Portanto, o cromossomo corresponde a cromatina condensada. Para se ter ideia do grau de condensação, o cromossomo é a única estrutura visÃvel durante a divisão celular.
Figura 7: Esquema geral mostrando os diferentes nÃveis de compactação da cromatina, desde a molécula de DNA (A), passando pelo nÃvel dos nucleossomos (B), do solenóide (C) até o nÃvel das alças (D). O nÃvel superior (E - F) corresponde a um cromossomo metafásico altamente condensado em uma célula em divisão.
Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem. Por fim, formam-se duas células, filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo).
EXPLICAÇÃO: Prófase > Ocorre o inÃcio da condensação dos cromossomos,cromossomos migrarão para os polos opostos da célula em divisão e caso não estejam bem enrolados e condensados, entrelaçam-se e podem sofrer quebras.
A resposta está no complexo formado pela fita-dupla de DNA e proteÃnas histonas que recebe o nome de cromatina. A formação de cromatina está relacionada a três fatores principais: a) a compactação da fita-dupla de DNA, permitindo sua alocação apropriada dentro do núcleo celular;
Neste nÃvel de compactação a cromatina, vista ao microscópio eletrónico, tem a aparência de um colar de pérolas, sendo que as pérolas são os nucleossomas, e o fio do colar o DNA.
Cada nucleossoma é separado do próximo por 80 nucleótidos de DNA. O nÃvel seguinte de compactação da cromatina envolve a condensação deste ‘colar de pérolas’, para formar fibras com um diâmetro de 30nm.
As principais proteÃnas que compõem a cromatina são as histonas. O retÃculo nuclear é uma rede de cromatinas. Esses filamentos são denominados cromonemas. Às vezes, os cromonemas se enroscam, formando um novelo bem corável pelos corantes básicos. Esse corpo globoso rico em cromatina (e, portanto, em DNA) é um falso nucléolo ou ...
O que deve ser feito com os resÃduos industriais de classe I?
Como fazer uma reclamação na Vivo?
São exemplos de fios de sutura absorvÃveis?
Qual é a função do caule resposta?
Quanto tempo demora para frontline fazer efeito?
O que acontece se der Interjornada?
Como saber se tenho reumatismo nos ossos?
O que é a lei da conservação da massa?
Como se separar em sÃlabas a palavra advogado?
Como os fósseis podem ser classificados?