A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.
A sístole é a contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, ou seja, quando o sangue sai dos vasos. Neste momento, ocorre a passagem do sangue para a artéria pulmonar e aorta, a partir da abertura das válvulas semilunares.
O ciclo cardíaco abrange o período de diástole (relaxamento), no qual o coração se enche de sangue, e o período de sístole que é de contração, onde o sangue é ejetado.
É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.
A cada batimento cardíaco, as aurículas contraem-se primeiro, impulsionando o sangue para os ventrículos, o que corresponde à sístole atrial (ou auricular). Os ventrículos contraem-se posteriormente, bombeando o sangue para fora do coração, para as artérias, o que corresponde à sístole ventricular.
Período que corresponde ao movimento de contração do coração e que tem por finalidade impulsionar o sangue que foi recebido das aurículas para a aorta e para as artérias pulmonares e, consequentemente, para a grande e a pequena circulações sanguíneas.
Por fim, a sístole atrial ocorre na sequência da onda P do eletrocardiograma e consiste em uma contração atrial que termina de encher os ventrículos de sangue. Ela promove um pequeno aumento das pressões atriais, ventriculares e venosas e do volume ventricular. Dessa maneira, chega ao fim o ciclo cardíaco.
Sístole. A sístole é a contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, ou seja, quando o sangue sai dos vasos. Neste momento, ocorre a passagem do sangue para a artéria pulmonar e aorta, a partir da abertura das válvulas semilunares. A principal função da sístole é bombear o sangue quando o coração ...
Pressão Arterial: A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial. Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg).
Já o menor número é a leitura da pressão arterial diastólica, que representa a pressão mínima nas artérias, quando o coração está em repouso. Então, se o médico diz que sua pressão está 12 por 8, significa que na sístole ela é de 120 mmHg e na diástole é de 80 mmHg.
No final do ciclo cardíaco ocorre a pressão sistólica, quando os ventrículos se contraem. A leitura da pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é fornecida em dois números. O maior número é a leitura da pressão arterial sistólica, que representa a pressão máxima exercida quando o coração se contrai.
Como se caracteriza a arte renascentista?
Como sacar o dinheiro do ticket refeição?
Como ganhar dinheiro digitando trabalhos online?
Quais são os aspectos físicos da África?
Como funciona o Super Omnitrix?
Como transformar um projeto de pesquisa em artigo?
Como trabalhar consciência fonológica com crianças de 5 anos?
Como é feito o tratamento de eletrochoque?
O que é uma autarquia exemplos?
Como transformar texto em curva no Indesign?
Como funciona o aparelho tradutor de línguas?
O que é ser uma pessoa debochada?
É perigoso usar transformador?
Como identificar sais fórmula?
Como saber se um anel e aromático?