As sardas costumam aparecer na infância por volta dos cinco anos de idade, como manchas acastanhadas na pele exposta à luz - destaca a dermatologista. A tendência é que as sardas aumentem em número, tamanho e profundidade de pigmentação na estação mais quente do ano.
As famosas pintinhas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética. Porém, a principal razão para o surgimento das sardas é o excesso de exposição solar, especialmente depois de queimaduras – aquelas que causam vermelhidão e descamação.
Já as manchas são algo com que se deve ter alguns cuidados: o grande segredo na identificação de uma mancha/pinta ou uma sarda está na coloração e no tamanho das primeiras: as manchas podem ser pretas ou avermelhadas, enquanto as sardas são sempre pequenas, redonda e de cor castanho-claro.
Genética: a pessoa que possui parentes próximos com sardas tem maiores chances de desenvolvê-las também. Exposição solar: a exposição solar em excesso e o descuido com o uso do protetor solar são fatores que contribuem diretamente para o surgimento das sardas.
Em geral se inicia na adolescência e é mais intenso na vida adulta." As sardas podem ser passadas de mães para filhas, mas aparecem com uma ajudinha externa, que também é responsável pelo ressecamento do cabelo.
37 curiosidades que você vai gostar
Apesar de ser muito mais comum em peles claras e/ou ruivas com predisposição genética, a pele negra também pode ter sardas, sabia? Só é mais raro. “Pode acontecer, sim, porque as sardas têm tanto o conteúdo genético quanto a exposição solar, mas são menos comuns em peles negras pelo cunho genético", confirma a Dra.
Além das sardas, o melasma e a mancha senil também podem ser causadas pelo sol. Enquanto as sardas são bem pequenas e arredondas, o melasma e a mancha senil são maiores e sem forma específica.
Para criar as pintinhas no rosto, a dica é usar um lápis de olho marrom ou um lápis de sobrancelhas em tom mais claro do que o tom do fio. "A maneira mais fácil de produzir a sarda fake é usando um lápis de olho marrom e ir fazendo leves pintinhas em torno do nariz e maçãs do rosto.
A moda de ter sardas
Já faz algum tempo que surgiu a tendência de se tatuar sardas no rosto. ... Desse modo, se você é uma das pessoas que gostaria de se somar à moda de também ter sardas, fique sabendo que existem uma técnica muito eficaz e capaz de desenhá-las de maneira personalizada: a micropigmentação.
Passo a passo para criar "sardas falsas"
1- Prepare a pele com a base mais adequada para seu tom de pele para garantir uma cobertura natural.
2- Aplique um blush rosado nas maçãs do rosto, em direção às têmporas, passando por cima do nariz.
3- Para as sardas, misture uma sombra marrom mate com uma base bem escura.
As principais diferenças entre pintas e sardas são: as pintas são caracterizadas por lesões planas ou elevadas e de coloração variada. Já as sardas são manchas pigmentadas que podem variar do marrom claro para o escuro, muito comum em pessoas de pele branca, loiros e ruivos.
O que é uma pinta/sinal comum? Uma pinta ou sinal é um crescimento na pele que se desenvolve quando células produtoras de pigmentos (melanócitos) crescem aglomeradas. A maioria dos adultos tem entre 10 e 40 desses sinais.
Laser: utiliza luz pulsada para clarear as manchas das sardas, podendo ser feito no consultório do dermatologista; Peeling químico: este tipo de peeling que só pode ser feito por um profissional e que remove as camadas danificadas da pele, clareando as sardas.
Ninguém nasce com sardas e elas não são hereditárias, elas surgem após os danos causados pelo sol. As sardas são o aumento de melanina em áreas que sofreram muita exposição ao sol, principalmente após as queimaduras comunas na praia, que são aquelas que causam vermelhidão e descamação da pele.
Os dois tipos de sardas mais comuns são as pequenas manchas amarronzadas que aparecem nas zonas da pele mais expostas ao sol, e as manchas marrom claro que podem aparecer em qualquer parte da pele e que afetam a maioria das pessoas com o avanço da idade.
1- Comece umedecendo as cerdas do pincel - só um pouquinho, para potencializar o efeito do pó; 2- Em seguida, pegue um pouco da sombra com o pincel e vá carimbando pontinhos pelo nariz, olhos e rosto; 3- Dê batidinhas com os dedos para deixar o look mais natural e finalize com o pó translúcido.
A exposição ao sol provoca uma agressão solar e a pele se pigmenta para que os raios solares não penetrem, causando assim, o surgimento de pequenas manchas que são parecidas com pontos: as sardas.
Saiba como é possível proteger as pintas e os tratamentos para removê-las. Para Lilia o principal cuidado é a proteção solar adequada. “O uso do protetor deve ser diário, além disso, o recomendado é evitar a exposição entre 10 horas da manhã e quatro da tarde.
Você vai precisar de: – Gel de sobrancelhas castanho escuro
Faça a pele como se fosse fazer uma maquiagem da sua preferência. ...
Aplique as sardas aleatoriamente com o pincel de precisão, entre as bochechas e o nariz.
Retire o excesso com um pincel de pó limpo (para deixar com aspecto mais natural).
Sardas falsas com produtos líquidos
Coloque o seu produto líquido em uma placa de metal ou no dorso da sua mão;
Pegue uma escova de dente limpa e passe na sua base;
Com ajuda do seu dedo na escova, espire em toda as direções do seu rosto o produto;
2) Fake freckles usando sombra marrom
Se for uma sombra marrom, você também pode aproveitar o produto para fazer as sardas falsas. Pegue um pincel bem fininho e umedeça um pouco as cerdas, para que ele potencialize o pó da sombra. Depois disso pode começar a fazer as pintinhas no rosto delicadamente.
E não é só o sol que escurece a pele. "O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.
Alguns tratamentos estéticos, como laser, luz pulsada e peelings químicos, por exemplo, podem clarear as suas sardas, dependendo da intensidade e dos ativos usados. Para evitar que isso aconteça, aconselhe-se sempre junto ao seu dermatologista antes de fazer qualquer tratamento!
Se as manchas na pele forem amarronzadas, sem uma forma definida, e surgirem em áreas expostas, como no rosto, braços, pescoço e colo, podem ser consideradas um melasma.
“As sardas não estão presentes na cútis no momento do nascimento, mas podem surgir nos três primeiros anos de vida ou depois”, pontuou, lembrando que as manchinhas também podem surgir devido à exposição ao sol, por isso, são mais frequentes em áreas como o rosto, braços, ombros e colo.
Quais as fontes de soldagem mais usadas?
Como calcular 100 ppm de cloro?
Quais são os tipos de bolsas femininas?
Qual a diferença entre insumo e composição?
O que é a felicidade para Kant?
Qual o poder do demônio primordial?
Quando surgiu o conceito de Educação Corporativa no Brasil?
Para que serve esse remédio Neurontin?
Quantas vezes ao dia posso fazer a ordenha?
Qual o signo complementar de Leão?
Qual o melhor cimento para calçada?
O que é contingência operante?
Para que serve chá de alecrim com tomilho?
Como é feito o exame de velocidade de Hemossedimentação?
O que é uma linguagem expressiva?
Como acabar com a raiz do dente?
Como saber o tamanho do seu Apple Watch?