Dentre os processos de soldagem, a soldagem a arco com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding - SMAW) é a mais utilizada no mundo inteiro. Isso é possível devido sua simplicidade, versatilidade e baixo custo.
A energia elétrica para soldagem pode ser gerada pela própria fonte no local de soldagem (fontes geradoras) ou obtida de uma rede de distribuição e transformada pela fonte (fontes conversoras). Em ambos os casos, a energia elétrica pode ser fornecida para soldagem na forma de corrente alternada (CA) ou contínua (CC).
A característica desejável da fonte de soldagem é estabelecida pela mudança do valor da bobina. A tensão em aberto continua a mesma. Há diferentes tipos de diodos. Especificamente para retificação de correntes de soldagem, diodos de silício são frequentemente utilizados devido à alta densidade de corrente.
Fontes de calor usadas na soldagem de metaisBasicamente são dois os tipos de fontes de calor usadas na soldagem de metais, sendo eles: arco elétrico e fonte oxiacetilênica.
Vamos lá ao primeiro tipo de solda.Soldagem com eletrodo revestido (SMAW)Soldagem MIG/MAG (GMAW)Soldagem com Arame Tubular (FCAW)Soldagem TIG (GTAW)Soldagem por feixe de elétrons (EBW)Soldagem a Hidrogênio Atômico (AHW)Soldagem a arco de plasma (PAW)
34 curiosidades que você vai gostar
Conheça mais sobre 10 tipos de eletrodos:E6010 e E6011: ideal para soldas do tipo multipasse. ... E6011: maior estabilização do arco de solda. ... E6013: indicado para metais de pequena espessura. ... E6014: de baixa penetração, para chapas finas. ... E7018: o mais evoluído entre os de baixo hidrogênio. ... E7024: altas taxas de deposição.
Soldagem MIG/MAG
Mais eficiente e com maior produtividade que a soldagem por eletrodo revestido, o processo MIG/MAG é feito com um arame de soldagem – o que facilita o progresso da soldagem vez que não é preciso ficar parando a todo momento.
O processo de soldagem TIG (GTAW) é aquele em que a união é produzida pelo calor do arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não-consumível e as peças a serem unidas.
Neste processo de solda MIG MAG o calor necessário para soldagem é obtido através de um arco elétrico estabelecido entre o metal base e o arame solido ou tubular alimentado por uma fonte de corrente contínua. O arame, o arco elétrico e a poça de fusão são protegidos da contaminação atmosférica por uma proteção gasosa.