Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.
A idade com que a cadela entra no primeiro cio varia, mas, em média, ocorre aos 6 meses de vida. O período fértil delas também é variável, geralmente, uma vez por semestre, caso não tenha sido castrada.
Além do aumento de volume e escurecimento da vulva e o leve sangramento, a cadela no cio pode apresentar outros sintomas e sinais:
Agressividade e inquietação.
Apatia, tristeza ou carência.
Maior atração dos machos.
Mudança no apetite.
Dores ou sensibilidade na região abdominal.
Quando o cão e a cadela podem cruzar pela primeira vez? A recomendação de médicos veterinários experientes é que o cruzamento entre cães e cadelas ocorra a partir do terceiro cio para a fêmea e após 18 meses de vida para o macho.
De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.
39 curiosidades que você vai gostar
Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar. Durante o estro, a cadela também deixa de apresentar secreções sanguinolentas. O cruzamento de cachorro pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias.
Como os humanos, a cadela tem uma idade máxima para ter um filhote, por isso se pensa em colocar sua cachorra para emprenhar você deve ficar sabendo que ela deve cruzar até os cinco anos, são os anos mais férteis do animal.
Em média, uma cadela cicla cada 6 meses, ou seja, faz “cio” duas vezes ao ano. Em cada “cio” ocorre uma ovulação, permitindo que fiquem gestantes caso ocorra cópula com um macho. Desta forma, em média, uma cadela tem dois períodos reprodutivos anuais, podendo gerar duas ninhadas por ano.
Muitas pessoas acham que quando o cão, seja ele macho ou fêmea, já está maduro sexualmente, ele já pode cruzar. Porém, recomenda-se que, no caso das fêmeas, que elas cruzem apenas após o terceiro cio. Já no caso dos machos, a partir dos 18 meses já é possível cruzar com outra cachorra.
Para os cães o cruzamento entre membros da família é algo normal, por mais que para nós pessoas, seja algo sem nenhum sentido. Para eles é perfeitamente natural, no entanto, especialistas não defendem a prática e criadores usam o cruzamento consanguíneo para obter uma raça pura.
Assim, se deseja cruzar a sua cadela, tenha a certeza que está no cio. O mais recomendável é que lhe apresente ao macho aos 8 dias de começar a menstruar e alguns dias depois. Ainda que o cão tente montá-la, a cadela ainda não estará pronta para o acasalamento, mas será um primeiro contato importante entre eles.
Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.
O que comer para não infartar?
Como funciona a estrutura de repetição?
O que tomar em jejum para desintoxicar o fígado?
Como desinfetar maçanetas de portas?
Qual o tamanho padrão para pulseira masculina?
Quem é aderlize da novela Topíssima?
Que bicho é o Pedro da Peppa Pig?
O que aconteceu na década de 1920?
O que é a liberdade financeira?
Qual o último Moto G que saiu?
Quantas fatias de mussarela posso comer por dia?
Como mudar o formato RTF para DOC?
Como separar texto no planilhas?
Qual a importância da eficiência na administração?
Quanto cresce o feijão Depois de cozido?