Devemos procurar manter a cabeça e o pescoço do bebê bem protegidos. Uma forma de garantir isso é manter o bebê na posição vertical, com as costas apoiadas em quem segura, enlaçando seu peito em um dos braços e sustentando a cabeça na outra mão.
Tudo certo, desde que sejam as crianças que demandem ficar desse jeito, em pé, como deve ser o caso do seu filho. Ou seja, nada de forçar o movimento. Pode deixar, desde que com todo o apoio necessário e por apenas alguns minutos, como se fosse uma brincadeira. Não faz mal para os ossos nem para o desenvolvimento.
Segure o bebê com o braço oposto da mama que você irá oferecer, apoie a cabecinha dele com uma das mãos aberta e, com a outra, apoie seu peito por baixo. Não há necessidade de arquear as costas ou inclinar-se para frente para ele pegar o peito.
Alguns pequenos de 7 a 9 meses já podem ficar de pé apoiados nas grades do berço ou do sofá. Entretanto, é só por volta dos 12 aos 14 meses que o bebê começa a andar, de fato. Aos 18 meses, a maioria das crianças consegue andar sozinha.
O bebé pode igualmente ser mantido de pé, com a cabeça contra um ombro, segura por uma mão, enquanto que a outra pega-o pelas nádegas (2).
- Os recém-nascidos não sabem controlar a sua cabeça nem o seu pescoço, por isso se você tentar levantá-lo pegando pelas axilas, sua pequena cabecinha cairá para trás. - Convém introduzir uma mão no berço e deslizá-la pelas costas do bebê tentando que o seu pescoço fique dentro do seu antebraço.
Confira os passos que devem ser seguidos para dar banho no bebê:
Se você estiver sentada, é possível colocar o bebê no colo, não sendo necessário colocar sua mão por baixo dele. Apoie o bebê no seu quadril quando ele conseguir sustentar a própria cabeça. Quando o bebê crescer um pouco, lá pelos seus 4 a 6 meses, ele deverá ser capaz de sustentar firmemente a própria cabeça.
Cada bebê tem um jeito preferido de ser segurado. Se ele chorar ou fizer manha, mude de posição. Segure-o no colo. Esta é talvez a maneira mais comum de se segurar um bebê, e é ótima para olhar nos olhos dele; é também a forma mais natural e mais fácil de se segurar o bebê.
Descanse as costas do bebê contra seu peito, de forma que a cabeça dele fique apoiada. Coloque um braço sob ele. Coloque o outro braço sobre o peito dele. Certifique-se de que a cabeça do bebê permaneça apoiada ao seu peito. Se você estiver sentada, é possível colocar o bebê no colo, não sendo necessário colocar sua mão por baixo dele.
Quando o bebê crescer um pouco, lá pelos seus 4 a 6 meses, ele deverá ser capaz de sustentar firmemente a própria cabeça. Quando isso acontecer, faça o seguinte para mantê-lo apoiado no seu quadril: Descanse a parte lateral do bebê contra seu quadril.
Como é o sangramento de escape?
O que quer dizer Vênus em Virgem?
Como se escreve inexplicavelmente?
Quem recebeu menos de 28 mil pode declarar?
O que é o sujeito suposto saber?
Qual protocolo utiliza porta TCP e UDP?
Quantos doces e salgados para 20 pessoas?
Quanto tempo dura a depilação com cera quente na virilha?
Como lançar uma empresa no mercado?
O que o cão pensa do seu dono?
Quando pedir prova testemunhal?
Quem foi Simeão chamado Níger?
Qual a modalidade de licitação para concurso público?
O que fazer para proteger o painel do Sol?
Como o câncer é diagnosticado?