Até quando posso incluir parte no polo passivo?

Pergunta de Bernardo Silva em 23-09-2022
(51 votos)


Até quando posso incluir parte no polo passivo?

Art. 264 - Feita a citação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de Pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei. Sendo assim, é plenamente possível a inclusão de outros réus no polo passivo, até mesmo por uma questão de economia processual.

O que significa inclusão no polo passivo?

Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo. Uma ação judicial constitui-se de três elementos identificadores: as partes, o pedido e a causa de pedir. O autor e réu são as partes processuais e formam, respectivamente, os polos ativo e passivo da ação.

Como emendar a inicial para incluir polo passivo?

A jurisprudência do STJ é no sentido de que,mesmo após a contestação, é possível a emenda da petição inicial, para a correção da legitimidade passiva. Ou seja, mesmo que tenha passado a fase da admissibilidade e de emenda da petição inicial, é possível corrigir o polo passivo da demanda.



O que é mudança de polo passivo?

Mudança de pólo passivo de ação de execução fiscal consiste em inclusão, exclusão ou substituição do pólo passivo. O processo judicial pode ser atualizado, para que a cobrança do débito corra em nome do(s) atual (is) proprietário(s) do imóvel ou atual (is) sócio(s) da empresa.

Quem deverá ser incluído no polo passivo da ação de usucapião?

CPC, art. 942. - Possui legitimidade para figurar no pólo passivo da ação de usucapião aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo.

Até quando pode incluir parte no processo?

É um ato voluntário e opcional, ou seja, é facultado ao advogado do autor adicionar uma ou mais causa de pedir o pedido. Esse procedimento pode acontecer livremente até o momento da citação do réu.



Quem deve figurar no polo passivo da ação?

Conforme dispõe o artigo 339 do Código de Processo Civil, alegando o réu a sua ilegitimidade perante a relação jurídica, deve ser indicada por ele a pessoa (jurídica ou física) que deve compor o polo passivo.

Quem é o polo passivo da ação de guarda?

Quem sofrerá a ação de guarda? Resposta: O pai ou mãe ou responsável- a isso chamamos “legitimidade passiva”. Exemplo: A mãe deseja a guarda unilateral da criança e ingressa com tal ação- está no polo ativo. O pai sofrerá a ação, estando no polo passivo.

Como fazer emenda de inicial?

O artigo 319 do novo CPC (Código de Processo Civil) é o ponto de partida para o assunto deste texto: a emenda à petição inicial no novo CPC. É quando o Juiz identifica que nem tudo o que está determinado no referido artigo consta na petição inicial que a emenda se faz necessária.



É possível emendar a inicial após a citação?

Assim, concluiu que “[...] a determinação de emenda à petição inicial é admissível, mesmo após a citação do réu e a apresentação de defesa, desde que não provoque alteração no pedido ou na causa de pedir, e não enseje prejuízo para a defesa”.



Outras questões

Como resgatar registros da carteira de trabalho?

Como orixá Oxossi morreu?

Como é que a Barbie morreu?

Como fazer para gabaritar a prova?

Como montar um Binomio?

Como se dá a formação do modo imperativo?

Como se faz o número 49 em romano?

Como calcular uréia pelo NNP?

Como editar vídeo Google Meet?

Qual o valor da mensalidade do curso de medicina em Portugal?

Como funciona o processo de gravação do HD?

Como é um depoimento na delegacia?

Como funciona o processo de difusão?

Qual o valor de uma ORTN hoje?

Como despertar o mangekyou Sharingan do Sasuke?

O que é remuneração por produtividade?

Como transferir pontos do cartão de crédito Itaú para Milhas azul?

Como a gente faz para boiar?

Quantos kg e uma saca?

Como se faz um terraceamento?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com