Fórmula do Binômio de Newton
Definimos como binômio o polinômio que possui dois termos. Em algumas aplicações na Matemática e na Física, é necessário calcular potências de um binômio. Para facilitar o processo, Isaac Newton percebeu regularidades importantes que nos permitem encontrar o polinômio que resulta da potência de um binômio.
O segundo nome é uma homenagem ao matemático que fez várias contribuições no estudo desse triângulo, o que não significa que o triângulo foi inventado por ele, mas foi ele quem fez um estudo mais aprofundado dessa ferramenta. A partir das propriedades do triângulo de Pascal, é possível realizar a sua construção de forma lógica.
Se reescrevê-los na forma de um triângulo obtemos o triângulo de Pascal. Quando multiplicamos (a+B) n vezes, cada termo será formado de k elementos a e de (n-k) elementos b, onde k=0, 1, 2, 3...n .
Para construirmos um triângulo como este podemos calcular os números binomiais, um a um. Vejamos como exemplo os números destacados em vermelho e em azul:
Mas, para que serve este triângulo? Devido à forma como os números estão dispostos é possível encontrar várias propriedades entre eles. Essas propriedades são úteis em alguns cálculos matemáticos, sendo usadas na antiguidade para o cálculo de raizes quadradas ou cúbicas, ou mais recentemente, no cálculo das probabilidades.
Qual a fusão do ferro fundido?
Qual o filme mais pesado da Netflix?
O que acontece se ficar ligando e desligando o roteador?
Para que serve as pontas diamantadas?
Como saber se é Paroxitona ou Oxitona?
O que é linguagem culta exemplo?
O que fazer quando dá boleto não registrado?
Quais são os campos de atuacao profissional em que podemos trabalhar com serviço das artes visuais?
Quais as chances de um bebê de 24 semanas sobrevive?
Pode puxar o bebê pelos braços?
Qual artigo da CLT fala sobre advertência?
O que fazer para ser um consumidor consciente?