A linguagem culta é aquela que segue o estipulado pelos dicionários e manuais de gramática. Nela as palavras devem ser articuladas corretamente, evitando-se abreviações e vícios de linguagem. Além disso, as concordâncias verbais e nominais devem ser feitas da maneira certa, não havendo espaço para adaptações e gírias.
Já a culta, também chamada de formal, é uma linguagem pautada nas regras gramaticais. Ela é mais séria e se acomoda melhor a situações mais convencionais, como reuniões de trabalho e apresentações acadêmicas. Nós estamos estudando para a prova. A gente tá estudando pra prova.
Língua culta:Usada em situações formais e em documentos oficiais;Maior preocupação com a pronúncia das palavras;Uso da norma culta;Ausência do uso de gírias;Variante prestigiada.
Características da norma culta
Privilegia a correção gramatical; Apresenta um vocabulário rico e diversificado; Utiliza estruturas sintáticas complexas; Ensinada na escola e usada na comunicação social.
É o modelo que deve ser utilizado na escrita, sobretudo nos textos não literários, pois segue rigidamente as regras gramaticais. A norma culta conta com maior prestígio social e normalmente é associada ao nível cultural do falante: quanto maior a escolarização, maior a adequação com a língua padrão.
30 curiosidades que você vai gostar
Tipos de linguagemLinguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ... Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ... Linguagem mista ou híbrida. ... Função referencial. ... Função emotiva. ... Função conativa ou apelativa. ... Função metalinguística. ... Função fática.
A norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população.
...
Utilização de palavras sem estarem abreviadas ou contraídas:está (e não tá);para (e não pra);você (e não cê).
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A variedade culta é, assim, associada à escrita e à tradição gramatical. Esta varie- dade, por sua vez, é inventariada nos dicionários, passando, portanto, a ser “[...] a portadora legítima de uma tradição cultural e de uma identidade nacional” (GNERRE, 1985, p. 7).
A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.
Como usar gírias? As gírias costumam ter o objetivo de expor ou viralizar algo. Em sua maioria, a linguagem tem um tom engraçado, no entanto, existem algumas que são utilizadas como forma de denúncia. O uso delas vai depender do contexto em que a conversa está inserida.
É um tipo de linguagem que implica conhecimento e um tanto preciosa e rebuscada, atualmente o seu uso quase que restringe aos pesquisadores da linguagem e os linguistas.
→ Variedade regional
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro. Não pare agora...
A norma culta é indispensável e tão importante quanto as variações linguísticas. A norma culta rege um idioma, aponta caminhos e deve ser estudada na escola para que assim todos tenham acesso às diferentes formas de pensar a língua.
Usando gírias e expressões
Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".
As palavras informais são aquelas que utilizam variações da gramática. Estas palavras não devem ser usadas na linguagem escrita formal, como na escola, no trabalho e em documentos.
Como garantir a fala correta em qualquer situaçãoPense antes de falar. ... Estude a norma culta portuguesa. ... Leia livros de diversos gêneros. ... Pratique o discurso na frente do espelho. ... Faça exercícios vocais. ... Treine a escrita em situações cotidianas. ... Ouça com atenção. ... Concentre-se enquanto você fala.
Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto. Essa unidade estruturada apresenta um sentido completo e tem um objetivo comunicativo.
Assim, a língua portuguesa é de extrema relevância na vida dos brasileiros, como os outros idiomas do mundo são importantes para os povos. ... Dominando bem a norma culta da língua; e sendo apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, distingue-se da maioria que comete erros banais ou até os mais grosseiros.
Nível 1: Norma culta/padrão.Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.Nível 4: Gírias.Nível 5: Linguagem vulgar.
A linguagem mista ou híbrida, como o próprio nome indica, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem.
Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida.
O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!
Variações geográficas (diatópicas)
As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
Qual é o nome oficial do nosso país?
Quais os tipos de recombinação genética?
Quanto um pai pode doar para um filho?
Qual é a primeira evolução de Pikachu?
Quais são os 4 propósitos do software livre?
O que aconteceu com o Paraguai depois da guerra?
Como fica a pensão por morte com a nova previdência?
Quantos milímetros tem o Ferro 3 8?
Quanto custa o IPVA de uma Land Rover 2010?
O que acontece se pingar água oxigenada no ouvido?
Como fazer a higienização de caixas isotérmicas?
Quanto custa visto estados unidos?
O que faz um óculos de realidade virtual?
Como vai funcionar o PPP eletrônico?
Qual idade mais compra na internet?