Geralmente, a ovulação (libertação do óvulo) ocorre 14 dias após o início de um novo ciclo menstrual.
Você está fértil nos dias anteriores e perto do momento da ovulação (devido ao tempo de vida dos espermatozoides) e se você tiver um ciclo curto, sua ovulação poderia ser logo após a sua menstruação. Assim, seus dias férteis poderiam ser bem cedo no seu ciclo, enquanto você ainda está menstruando.
Se você quiser responder a essa pergunta, considere vários elementos. Um deles, talvez o mais importante, é a data da sua última menstruação; a partir daí, você contará catorze dias: quatro dias antes e quatro dias depois dessa data, é o seu período mais fértil.
A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino. Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário.
Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.
31 curiosidades que você vai gostar
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.
A ovulação é a liberação de um óvulo de seu ovário para a trompa de Falópio. Normalmente, ocorre cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação (1). E tal como a sua menstruação, o momento da ovulação pode variar de ciclo para ciclo, e pode acontecer de você não ovular.
Nos dias da ovulação, a vagina fica mais úmida e o muco cervical torna-se mais cristalino, transparente e elástico, semelhante à clara de ovo, e por isso, a presença desse muco indica que a mulher está fértil.
Segundo o ginecologista Alessandro Scapinelli “em média 30% das mulheres com essa disfunção podem ovular (mesmo que não exista menstruação) e engravidar”. Para a maioria, no entanto, não é comum existir ovulação. Logo, mulheres com síndrome de ovários policísticos não apresentam período fértil.