Existem formas diferentes de catalogação, mas a mais utilizada é a Classificação Decimal de Dewey – CDD, para os íntimos – comum na maioria das bibliotecas em 135 países. Ela divide o conhecimento humano em dez grandes classes e atribui um número para cada uma.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
O sistema é composto de dez classes principais:
O Sistema de Bibliotecas da UFC adota a Classificação Decimal de Dewey (CDD) para assunto e a Tabela de PHA para autor, na organização do seu acervo.
Literatura e Comportamento
Classificação bibliográfica é uma área de estudos da Biblioteconomia, relacionada à representação temática de documentos. ... O objetivo da classificação bibliográfica é a organização do conhecimento de modo que o mesmo seja dividido por áreas, para facilitar que o usuário encontre o documento que procura.
A mais comum e também a mais utilizada em escolas e universidades de vários países denomina-se Classificação Decimal de Dewey (CDD), que é um tipo de classificação bastante técnica. Para efetuar a separação, análise e registro de obras dentro desse padrão é recomendável a contratação de um bibliotecário.
A CDD usa a notação hierárquica. O significado de coordenação e subordinação de assuntos é representado através dá notação. Por exemplo, de três assuntos demonstrados por 8 e 81, respectivamente, pode-se afirmar que 81 é subordinado a 8, e 8 e 9 são coordenados.
– CDD – Centro de Distribuição Domiciliar.
– CDD – Centro de Distribuição Domiciliar.
Um livro será classificado levando em consideração diversos aspectos em relação ao assunto que ele trata.
A classificação é feita da seguinte forma: O assunto principal do livro estará determinado a partir de uma centena, por exemplo, na centena 200, estão os livros sobre religião, já na subclassificação, ou seja, nas dezenas, encontram-se as especificidades, como por exemplo, no número 220 irão ser encontradas as Bíblias.
Por exemplo, se precisamos de um livro sobre religião, teremos de buscá-lo na classe 200, que é a das obras sobre religião. Se queremos uma Bíblia, encontraremos todas que houver no acervo, catalogadas na subclasse 220. Religiões não-cristãs e comparativas aparecem no 290, depois da Bíblia.
Em ambos os sistemas, os números de chamada devem ser lidos da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não importa o sistema usado, todas as bibliotecas organizam os livros nas estantes de cima para baixo e da esquerda para a direita. Você não precisa saber nenhum sistema de classificação de cor para começar a trabalhar em uma biblioteca.
Como ficou Cacau Protásio depois que emagreceu?
Como passar uma frase para o afirmativo?
Como usar o celular para passar slides?
Como ficou marcada a terceira geração do Romantismo no Brasil?
Como instalar um jogo de DVD no PC?
Como copiar um texto do Word para o Corel Draw?
Como ficou a divisão do mundo com o fim da bipolaridade?
Como deixar um texto informal?
Como manter a calma na hora do parto cesárea?
Como passar um tonalizante no cabelo sozinha em casa?
Como fazer chamada de vídeo com filtro?
Quanto tempo dura o palmito depois de aberto na geladeira?
Como transferir app do celular para notebook?
O que pode ser gasto com o novo Fundeb?