Cães e gatos, que têm a dita síndrome de Down, possuem olhos grandes e redondos em comparação com os olhos dos outros, a forma da face também pode ser diferente. Se comportam de forma anormal em comparação com outros. Eles também desenvolvem hábitos estranhos como sentar, miar ou latir de um jeito diferente dos outros.
“Nos bichos, podem ocorrer inúmeras alterações de cunho genético ou congênito que desencadeiam expressões físicas diferentes”, explica Ítalo. “Mas não podemos classificar animais com síndrome de Down devido à especificidade da condição em seres humanos”, completa o especialista.
Segundo a doutoranda em Ciência Animal, Maria Paula Rajão, os cães e gatos possuem um número diferente de cromossomos do que os seres humanos, tendo os cães 39 pares e os gatos 19.
O genoma da galinha consiste de 38 pares de autossomos e dois cromossomos sexuais Z e W (Figura 1).
Os seres humanos têm, normalmente, 46 cromossomos em cada uma das células de seu organismo. Esses cromossomos são recebidos pelas células embrionárias dos pais, no momento da fecundação. Vinte e três vêm dos espermatozoides fornecidos pelo pai e os outros 23 vêm contidos no óvulo da mãe.
Apesar das semelhanças, especialistas afirmam que não existe Síndrome de Down em gatos. “Essa é uma alteração exclusiva dos humanos”, explica a Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz.
O chamado “gato com síndrome de Down”, de fato, geralmente manifesta algumas características distintas, incluindo: As características físicas e as anormalidades comportamentais dos chamados “gatos com síndrome de Down” são indicativos de alguma outra condição, que pode até não ter origem genética.
Acontece que alguns animais também apresentam diferentes tipos de síndromes, alterações ou doenças cromossômicas. Cães e gatos, que têm a dita síndrome de Down, possuem olhos grandes e redondos em comparação com os olhos dos outros, a forma da face também pode ser diferente.
Eles não podem sofrer de trissomia 21, como acontece nos humanos. Os cães têm 78 cromossomos, alinhados em pares de 39. Tecnicamente falando, cães e gatos não podem ter síndrome de Down. Eles podem representar as mesmas características físicas e fisiológicas como a do síndrome em seres humanos, mas não é a mesma.
O diagnóstico da Síndrome de Down pode ser feito com exames durante a gravidez ou pelas características do bebê após o nascimento. Saiba como é feito.
Como funciona Office 365 Home?
Como funciona o QR Code na televisão?
Para que serve o Oscillococcinum?
Quanto tempo demora a visita ao Pão de Açúcar?
Como ler arquivos no JavaScript?
Como ler um levantamento planialtimétrico?
Como lavar jaqueta jeans na máquina?
Como fazer a leitura de um mapa topográfico?
Como ficou conhecido o movimento defendido por John Locke?
Como saber se um indutor está bom?
Como identificar uma conjunção numa frase?