Geralmente se utiliza a técnica da centrifugação para separar partículas biológicas em suspensão. O motor do equipamento possui alta velocidade de rotação e faz com que os materiais com densidades diferentes se separem.
5 dicas para utilizar a centrífuga com segurança
Centrífuga para Microhematócrito : o Hematócrito é um tipo de exame de sangue capaz de identificar a quantidade de glóbulos vermelhos presente em determinada quantidade de amostra. O material é colocado dentro de um tubo capilar e centrifugado para obter então, a porcentagem de hemácias.
A centrífuga é o eletrodoméstico perfeito para quem tem pouco espaço e tempo, e precisa que as roupas não saiam encharcadas para o varal. Existem modelos que reaproveitam a água ou possuem ciclos diferenciados. Já as secadoras secam a sua roupa completamente, ideal para lugares úmidos e frios.
As principais aplicações da centrífuga laboratorial para análises clínicas são:
O principal uso da centrífuga é a separação de substâncias. Poucos experimentos são realizados em laboratórios sem ao menos uma etapa de centrifugação. Esses equipamentos são usados para separar desde proteínas e ácidos nucleicos ( DNA , RNA ) até frações do sangue.
Balanceamento da centrífuga A centrífuga deve sempre estar equilibrada. Assim, para cada tubo deve ser colocado outro tubo do lado oposto com o mesmo peso, balanceando a centrífuga. Esse processo deve ser feito para todo o rotor e toda centrífuga, incluindo microcentrífugas e rotações de baixa velocidade.
Centrifugação do Sangue Esse aparelho realiza um movimento rotativo bastante acelerado que faz com que as partes que compõem o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma) se separem. Após essa separação, torna-se possível a análise de cada uma delas.
Cuidados para uma centrifugação segura Usar cubetas adequadas ao tamanho dos tubos, evitando a quebra ou o deslocamento e má separação da amostra. Balancear os tubos para minimizar o risco de quebra, de acordo com mesmo volume de aspiração, tubos de tamanhos iguais, tubos do mesmo material.
A centrífuga é amplamente utilizada em laboratórios clínicos para a separação de componentes.
Com base neste princípio, as partículas são separadas dependendo de suas densidades, tamanho, força centrífuga e tempo de separação. A centrífuga é um equipamento base e podem existir mais de uma em cada laboratório. Confira a seguir alguns dos principais conceitos da técnica de centrifugação, tão aplicada nas rotinas laboratoriais.
A centrífuga deve sempre estar equilibrada. Assim, para cada tubo deve ser colocado outro tubo do lado oposto com o mesmo peso, balanceando a centrífuga. Esse processo deve ser feito para todo o rotor e toda centrífuga, incluindo microcentrífugas e rotações de baixa velocidade.
Você irá carregar a centrífuga com seus respectivos tubos falcon, seguindo as instruções do fabricante, e fechará a tampa.
Qual prazo para ação revocatória?
Quem pode autorizar a exumação de um corpo?
Como saber se o cérebro está inchado?
Como tomar alcachofra para gordura no fígado?
Quais são as características de uma organização inovadora?
Qual a composição do calcário dolomítico?
Quais as vantagens da diversificação?
Quanto ganha um matemático no banco?
Quando começa a Declaração do MEI 2021?
Para que mediar conflitos conflitos na escola?
Qual o espaço ideal para o vaso sanitário?
Pode aplicar modificador orgânico em vaca prenha?
Como fazer um alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR?
Quais são os 3 tipos de projeto?
Porque utilizar os exercícios Excentricos para reabilitação?