Não, não está. O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.
indica um espanto – Eu tinha falo equivale a dizer que a pessoa tinha o órgão sexual masculino e, certamente, se o tinha, jogou-o fora , por que não o tem mais! Falo , do Grego phallos, é pênis; representação do pênis em ereção, símbolo da força viril e da fecundação , como nos ensina um bom dicionário.
É inaceitável, portanto, o uso da forma “trago” como particípio: "Perguntou à aluna se ela tinha trago o trabalho." Diga sempre TINHA TRAZIDO, HAVIA TRAZIDO, FOI TRAZIDO.
A resposta correta é a letra E. As formas verbais “tinha recebido” e “havia recebido”, são equivalentes em sentido e em tempo à forma verbal “recebera”.
38 curiosidades que você vai gostar
A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.
Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
Sido: significado
“Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções. Pode significar o ato de estar, de existir, de viver, de tornar-se, de acontecer, entre diversas outras variações.
1ª) Com TER e HAVER, usamos o PARTICÍPIO REGULAR. Então, dizemos: “Ana já TINHA (ou HAVIA) LIMPADO a sala”; “Eu TINHA (ou HAVIA) IMPRIMIDO o texto todo”.
Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…
3) O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Havia muitas pessoas no parque.
A forma correta é “eu tinha trazido“. A palavra trago não pode ser usada como particípio do verbo “trazer”.
Onde entra nisso? Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.
O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita. ... “Trago” é o presente do indicativo do verbo “trazer”: Eu trago um copo para você.
Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro.
Quantos quilos se perde com a dieta da água?
O que fazer para perder o tampão?
O que os especialistas dizem sobre o uso excessivo do celular?
Quanto custa para patrocinar um sorteio no Instagram?
Como perder a mania de cruzar as pernas?
Quantos dias demora uma portabilidade de empréstimo?
Como podemos produzir um ímã artificialmente?
Como perder peso após cesárea?
Porque tenho medo de sair da casa dos meus pais?
É possível vermos uma vela acesa dentro de um copo cheio de água Justifique sua resposta?
Qual é mais forte captopril ou losartana?
Como podemos valorizar a pluralidade?
Para que é usado o medicamento primolut Nor?
Quais são os sintomas de uma hemorragia interna?
Como funciona módulo relé Arduino?