O tubarão que chamou a atenção de banhistas de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, por ter sido avistado tão próximo a faixa de areia nas praias do Boqueirão e Praia da Vila nesta sexta-feira (28), trata-se da espécie de nome científico Galeocerdo cuvier, conhecida como "tubarão-tigre".
Nos últimos 200 anos, no estado do Rio de Janeiro, foram registrados apenas sete acidentes com tubarões. Há um grande mito em torno da presença deste animal. A recomendação, é claro, é para que se evite o banho de mar enquanto se avista um tubarão, mas eles sempre estarão ali.
Um tubarão foi visto na praia do Forte, em Cabo Frio, região dos Lagos (RJ). Ainda não se sabe se é apenas um animal ou se são vários. Enquanto isso, a ordem é evitar banhos no local.
O arquipélago ainda conta com outras duas espécies em abundância: o tubarão-limão e o tubarão-lixa. O primeiro é de médio porte e a incidência é ainda maior porque Fernando de Noronha é o local onde estes animais costumam se reproduzir.
Não há risco de ataque de tubarões. Mesmo com a maré cheia, não torna-se perigosa. Óbvio que ainda devemos dobrar nossos cuidados, por conta da força das ondas. Porém, o que nos assegurar é que a praia de maragogi, é bastante plana.
24 curiosidades que você vai gostar
Em novembro de 2021, a cidade de Ubatuba foi palco de dois incidentes com tubarão. O primeiro foi no dia 3 de novembro, data em que um turista francês foi atacado por um tubarão na praia de Lamberto. No dia 14 de novembro, o incidente com o tubarão feriu uma idosa de 79 anos na Praia Grande.
No Brasil, os casos mais frequentes acontecem em Pernambuco, no Nordeste. Em Balneário Camboriú (SC), após o alargamento da faixa de areia, tubarões começaram a serem vistos nadando próximo à praia. Os dois casos em Ubatuba foram os únicos registrados em SP neste ano até o momento.
Por contar com uma vida marinha abundante e visibilidade que pode chegar a 50 metros de profundidade, a ilha possui os melhores pontos de mergulho de todo o mundo.
O Naufrágio do Porto é uma dessas opções. Localizado bem próximo da praia do porto, o naufrágio de dois antigos navios gregos podem ser avistados a apenas 3 metros de profundidade, com uma rica vida marinha ao seu redor, repleto de peixes, tartarugas, moreias, arraias e tubarões.
Quais os componentes do vetor?
Como improvisar um papel de presente?
Como ver quais programas estão rodando em segundo plano?
Quais os grupos que define as doenças genéticas?
Como falar com o meu cachorro?
Como descobrir meu sistema representacional?
Como saber o que a pessoa sente pelo olhar?
Como saber o que meu convênio cobre Unimed?
O que o cachorro faz para chamar atenção?
Como saber o que a pessoa mexeu no meu iPhone?
Como saber se o bebê está com fome ou cólica?
Como fazer uma letra do tamanho de uma folha no Word?
Quais os procedimentos que a Unimed cobre?
Como aumentar a folha no Google Docs?
Como saber se o cabelo precisa de hidratação ou reconstrução?
Como improvisar uma roupa de festa junina?
Como fazer lista de figuras no Google Docs?