Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
sábado, 21 de agosto de 2010
O uso da crase em datas é um erro relativamente comum de ser encontrado. Esse estava no Bankline Itaú no dia 21/8/2010. Bancos curiosamente costumam errar com frequência as crases. Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em "Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010" não existe.
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições até , desde , após , entre e para .
Antes de numeral tem ou não tem crase? Em regra, não se usa o acento grave antes de números, mas há algumas exceções.
29 curiosidades que você vai gostar
Respondo que normalmente não, porque eles são usados sem artigo definido e não têm gênero (exceto um e dois e os terminados em -entos: uma, duas, duzentas, trezentas etc.). Observe: Contemos de 1 a 20: um, dois, três, quatro...
A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". ... Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante.
ocorre crase porque há uma determinação dos substantivos, havendo a definição dos dias da semana: A exposição vai da próxima segunda à próxima sexta. Ele esteve aqui da segunda em que chegou à sexta da semana passada. O evento decorrerá da primeira segunda do mês à última sexta do mês.
* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.
Explicação: A palavra “página” está implícita após o “à”, o que justifica o acento grave, que indica que há crase (fusão de “a” preposição + “a” artigo feminino.
O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/02. – O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02.
...
Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:com traço: 28-12-1945.com barra: 12/11/2002.com ponto: 21.10.2004.
Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.
Eduardo Kraus, em primeiro lugar: não há zero antes da unidade, nome de mês é se escreve com minúscula e horas não se escrevem assim. Depois: há crase, sim, diante de horas determinadas. O correto é: Evento começa em 6 de novembro de 2019, às 15h30. Muito obrigada!
Substitua a palavra feminina por uma masculina. Se no troca-troca der ao, sinal de crase. Caso contrário, nada feito: É fiel a toda prova. É fiel a todo teste.
Acento grave é fácil de usar e não mudou com a reforma ortográfica. Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição a com o artigo a - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas.
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.
Crase proibida
Já antes dos pronomes possessivos masculinos (seu, nossos, meu, vossos, etc.) , não existe crase.
Na frase apresentada – Referi-me a todas as alunas –, há a preposição a, exigida pelo verbo referir-se, e o artigo as, que define o substantivo alunas, porém entre eles há o pronome todas, por isso não ocorre a crase.
Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Surge “de terça a sábado” ou “de terça a domingo”. Como se vê, não há artigo antes de nenhum dos substantivos empregados, ou seja, as construções são simétricas.
6) Em resumo, quanto aos pronomes de tratamento: não há crase antes deles, com exceção de senhora, senhorita e dona.
4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.
A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).
Uso obrigatório da craseQuando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ... Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ... Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ... Antes das palavras casa e terra.
Qual a bailarina alemã precursora da dança contemporânea?
Quanto ganha um engenheiro da Anac?
Qual a taxa de pobreza no Brasil?
O que é uma garantia flutuante?
Porque trabalhar os números na educação infantil?
Qual o salário de um comandante de voo?
Qual antibiótico para abscesso perianal?
O que é um intercâmbio estudantil?
É possível estar grávida mesmo o teste ter dado negativo?
Quanto que custa uma pigmentação?
Onde fica o ponto mais alto da Bahia?
Qual a carabina de pressão 5.5 mais potente?
Como saber o nome das estrelas?
O que é mais rápido que a luz?