Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.
O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de ...
A água prossegue passando pelo processo de coagulação, onde a água recebe sulfato de alumínio, e em seguida para a Floculação, no qual a sujeira da água é agrupada. Na Decantação, essa sujeira desce para o fundo do tanque e a água limpa segue por gravidade para o próximo processo.
Esse tipo de equipamento funciona através de processos biológicos anaeróbios e aeróbios. Nessa combinação de tecnologia, o sistema de lodos ativados com remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) se destaca como o principal sistema para garantir a eficiência no tratamento.
A água que escorre pelos ralos de estabelecimentos comerciais e de indústrias também cai na rede de esgoto e deve ser transportada para receber o devido tratamento, por meio das tubulações. ... Para tanto, foram criadas as ETEs, ou Estações de Tratamento de Esgoto.
Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo
8° Etapa – Reservação A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: Manter a regularidade do abastecimento e atender às demandas excessivas, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2008 a água tratada não chega a 21,4% das residências no país. Em São Paulo está localizada uma das maiores estações de tratamento do mundo, a de Guaraú, parte do Sistema Cantareira, que produz cerca de 33,0 m³/s.
Na última etapa do tratamento é adicionado cloro a fim de matar os microorganismos presentes na água. Dessa forma, a água passa a atender ao padrão de potabilidade e estará adequada para o nosso consumo. Por fim, o tratamento de água termina com a distribuição da água tratada para a população por meio da rede de abastecimento.
Essa é a terceira etapa do tratamento de água e ocorre, basicamente, com a separação das partículas sólidas de impureza presentes na água por ação da gravidade. Para que isso ocorra é necessário que a água fique parada por um longo período em um dispositivo que permita a retirada da água pela superfície, que onde ela estará mais limpa.
O princípio básico de funcionamento de uma ETA se dá pela limpeza e tratamento da água por etapas, que dependem principalmente do seu nível de poluição. As etapas primordiais de um tratamento de água são coagulação, floculação, decantação, filtração e cloração e algumas delas podem até ser dispensadas, dependendo do estado inicial da água.
Como construir um lago artificial passo a passo?
O que é um plano de transporte?
Quanto custa para abrir um core?
Qual é o salário de um editor de livros?
Como fazer batizado caseiro católico?
O que é preciso para trabalhar como locutor?
Como fazer lançamento na internet?
Quantos quadros tem no Minecraft?
Como faz para trabalhar na Embasa?
Como denunciar assédio pela internet?
Como se tira um contra cheque?
Como faz para tirar foto com filtro?
Como funciona o processo seletivo da Fiat?
Quanto ganha uma pessoa que trabalha na Chilli Beans?
Quais as características exigidas para se tornar um profissional mediador?