Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.
O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de ...
A água prossegue passando pelo processo de coagulação, onde a água recebe sulfato de alumínio, e em seguida para a Floculação, no qual a sujeira da água é agrupada. Na Decantação, essa sujeira desce para o fundo do tanque e a água limpa segue por gravidade para o próximo processo.
Esse tipo de equipamento funciona através de processos biológicos anaeróbios e aeróbios. Nessa combinação de tecnologia, o sistema de lodos ativados com remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) se destaca como o principal sistema para garantir a eficiência no tratamento.
A água que escorre pelos ralos de estabelecimentos comerciais e de indústrias também cai na rede de esgoto e deve ser transportada para receber o devido tratamento, por meio das tubulações. ... Para tanto, foram criadas as ETEs, ou Estações de Tratamento de Esgoto.
Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo
8° Etapa – Reservação A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: Manter a regularidade do abastecimento e atender às demandas excessivas, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2008 a água tratada não chega a 21,4% das residências no país. Em São Paulo está localizada uma das maiores estações de tratamento do mundo, a de Guaraú, parte do Sistema Cantareira, que produz cerca de 33,0 m³/s.
Na última etapa do tratamento é adicionado cloro a fim de matar os microorganismos presentes na água. Dessa forma, a água passa a atender ao padrão de potabilidade e estará adequada para o nosso consumo. Por fim, o tratamento de água termina com a distribuição da água tratada para a população por meio da rede de abastecimento.
Essa é a terceira etapa do tratamento de água e ocorre, basicamente, com a separação das partículas sólidas de impureza presentes na água por ação da gravidade. Para que isso ocorra é necessário que a água fique parada por um longo período em um dispositivo que permita a retirada da água pela superfície, que onde ela estará mais limpa.
O princípio básico de funcionamento de uma ETA se dá pela limpeza e tratamento da água por etapas, que dependem principalmente do seu nível de poluição. As etapas primordiais de um tratamento de água são coagulação, floculação, decantação, filtração e cloração e algumas delas podem até ser dispensadas, dependendo do estado inicial da água.
Qual é a alíquota para o Simples Nacional de representante comercial?
Quanto custa um cavalo andaluz?
Qual o objetivo de trabalhar a lateralidade na educação infantil?
Qual a doença mais prevalente na boca?
Quanto custa a cirurgia abdominoplastia?
O que é crescimento pessoal e profissional?
Quanto pesa uma novilha de 18 meses?
Quanto tempo demora um curso de medicina?
Qual o primeiro pecado capital?
Quais são as 7 unções de Deus?
Qual o objetivo do gênero meme?
Quais são os princípios de farmacocinética?