O que significa o artigo 483?

Pergunta de Érika Bianca de Pinto em 30-05-2022
(6 votos)

§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato quando tiver de desempenhar obrigações legais incompatíveis com a continuação do serviço. § 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

O que quer dizer o artigo 483 da CLT?

A rescisão indireta do contrato de trabalho está prevista no artigo 483 da CLT, é uma modalidade de rescisão caracterizada pela falta grave que o empregador comete com o funcionário. De modo mais claro, é uma demissão por justa causa inversa (do empregado para o empregador), porém, com verbas rescisórias diferentes.


Quais são os casos de rescisão indireta do art 483 da CLT?

O critério principal para obter a rescisão indireta é o artigo 483 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele determina que essa medida é cabível “se forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato”.

O que é rescisão de contrato indireto?

A rescisão indireta é uma das formas de término de contrato de trabalho. Nela, é o colaborador quem dispensa o empregado, como se fosse uma aplicação de justa causa em sentido reverso. Esse tipo de rescisão tem previsão em lei e ocorre por motivos nela pontuados.

O que dispõe o artigo 483 da CLT sobre poder de hierarquia do empregador?

483 da CLT, o empregado poderá rescindir seu contrato de trabalho ao ajuizar reclamatória trabalhista, visando o reconhecimento judicial por motivo de justa causa do empregador.

A RESCISÃO INDIRETA - DISPENSA APLICADA PELO EMPREGADO - ART. 483 DA CLT #rescisaoindireta


27 curiosidades que você vai gostar

O que diz o artigo 474 da CLT?

A suspensão disciplinar, por disposição legal (artigo 474 da CLT), não pode ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos, sob pena de ser considerada falta grave por parte do empregador, importando na rescisão indireta do contrato de trabalho por parte do empregado, conforme dispõe a letra "b" do artigo 483 da CLT.

Em quais hipóteses o trabalhador pode aplicar a justa causa no empregador conforme artigo 483 CLT?

As hipóteses válidas para uma demissão por justa causa estão previstas na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, principalmente no artigo 482; alguns exemplos são “ato de indisciplina ou de insubordinação” e “abandono de emprego”.

Como funciona a demissão indireta?

O que é rescisão direta? Quando o vínculo empregatício é extinto por vontade do empregador, falamos em rescisão direta, que pode acontecer por dispensa sem justa causa ou com justa causa. Em relação à primeira hipótese, o empregador não tem mais interesse em manter o contrato de trabalho com o empregado.

Como ocorre a demissão indireta?

Quando o patrão comete uma infração muito grave contra o seu funcionário no ambiente de trabalho, é direito do funcionário pedir uma rescisão indireta. A rescisão indireta pode ser solicitada pelo trabalhador a qualquer momento em que regras do contrato de trabalho forem quebradas pelos empregadores.



Outras questões

Quem não precisa pagar IPVA em 2022?

O que tem no mosteiro dos jeronimos?

Qual a principal função do ácido abscísico?

Como se tornar um leitor crítico?

O que e um verbo infinitivo?

Como fazer chá de coentro?

Quando a tatuagem descasca precisa passar pomada?

Quanto custa um ombré hair?

Quando a imagem é igual ao contra domínio temos uma função Sobrejetora?

Qual é a árvore que faz o papel?

O que é visco?

Quantos dias para receber boleto PagSeguro?

Quais são os tipos de introdução?

O que é o indice de envelhecimento?

Para que serve a tecla Ctrl o?

Quais casos são julgados pelo STF?

Como viver com 24 horas por dia arnold bennett?

Quem foi que descobriu o México?

O que define um artigo?

Qual é o registro da certidão de nascimento?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com