– Ele não se referiu a estas doenças, e sim às demais. Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.
Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.
21 curiosidades que você vai gostar
A crase não deve ser empregada junto a nomes apresentados na forma plural. Nas orações em que aparecem um termo regido pela preposição "a" acompanhado de nomes no plural, não se verifica a contração da preposição e o artigo, portanto o acento grave indicativo da crase não é admitido.
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.
Então, você já percebeu que antes de todos não há crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.
Agradecido. Nos exemplos que propõe, penso que é mais frequente e mais correcto o uso da preposição "para". Assim: "Bom dia para todos / para ti."
A crase também ocorre com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. Isso acontece quando a expressão anterior é acompanhada da preposição A, que se aglutina ao A inicial desses pronomes. Pronuncia-se um A só.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. "Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo.
Quando usar a crase?Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.Portanto:Atenção! ... Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.Resolução.
Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1. O povo deu crédito às pessoas ruins.
Formação do plural dos artigos. o, os; a, as; um, uns; uma, umas.
Que o Natal seja um símbolo de amor e paz no coração de todo mundo. Deus o abençoe e um feliz Natal repleto de harmonia! Desejo um feliz Natal e um próspero Ano Novo, que Deus proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades.
Feliz Natal! Que possamos aquecer os nossos corações com o clima de Natal e transmitir esse amor a todos que nos rodeiam. Feliz Natal! Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, rodeado de paz e repleto de amor.
Que a luz de Jesus ilumine seu coração como seu sorriso ilumina meus dias. Feliz Natal! Desejo que o seu Natal seja repleto de amor, paz, carinho e felicidade, pois coisas boas devem acontecer para pessoas boas. Pela gratidão tão própria do Natal, agradeço por ter encontrado você em minha vida!
pronome indefinido plural Conjunto de coisas ou pessoas não especificadas nem determinadas; quaisquer: todos irão ao casamento? Número máximo de pessoas ou coisas: todos vaiaram o discurso; machucou todos os dedos. Etimologia (origem da palavra todos). Plural de todo, do latim totus,tota,totum, "inteiro".
A palavra todos, no plural, será usada sem artigo definido sempre que anteceder um numeral e com artigo quando anteceder um numeral seguido de um substantivo.
...
Exemplos – todo:Todo aluno já colou. (qualquer aluno)Todo homem é corrompível. (qualquer homem)Toda família tem segredos. (qualquer família)
Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: Nossas saudações a todos . Nos usos do ativismo, usa-se: Nossas saudações a tod@s , todxs , todes e, mais recentemente, tods .
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.
Então recapitulando, os casos em que o acento grave não é empregado são:Antes de palavra masculina. ... Antes de verbos que não indiquem destino. ... Antes da maior parte dos pronomes. ... Em expressões com palavras repetidas. ... Antes de palavras femininas de caráter genérico.
Como a história de uma cidade pode ser contada?
Como perceber a ideologia no dia a dia?
O que é motilidade espermograma?
Como podemos evitar incêndios com balões em nossa sociedade?
Como os jogos eletrônicos podem interferir nas nossas vidas?
Quais sinalizações são relacionadas a lesão do nervo oculomotor?
Como deve ser a escola do futuro?
Como se organizam os lipídios nas membranas?
Como os jornalistas descobre as informações?
O que é matéria de um exemplo?
Como os lipídeos interferem no tempo de digestão dos alimentos?
Quais são os tipos de jogos educativos?
Como os jograis eram vistos pela sociedade *?
Como interpretar um texto bem?
O que fazer para evitar pichação?
Quais as principais características do lipídio?
O que podemos fazer para evitar os parasitas?
Como classificar os produtos na curva ABC?
Como podemos identificar a presença da espiritualidade em todas as religiões?