São 24 fusos - um por hora que a Terra leva para completar um giro em torno do próprio eixo -, delimitados por meridianos (linhas imaginárias traçadas entre os dois polos da Terra, que determinam as longitudes). O de Greenwich, próximo a Londres, é referência para o horário mundial.
O fuso-horário é uma convenção geográfica. A partir da demarcação dos meridianos, que são linhas imaginárias através de todo o globo, é possível saber qual o andamento do sol e quanto tempo ele incidirá sobre aquela região.
No Brasil, como em qualquer outro país do Ocidente, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente. No Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horários são definidos em relação ao fuso horário inicial, que, por convenção, é o delimitado pelo meridiano de Greenwich.
Fusos horários são divisões da Terra elaboradas pelo homem para definir os diferentes horários nas mais diversas partes do mundo. Foram criados em 1884, durante a Conferência de Washington, em uma reunião que reuniu 25 países, dentre eles, o Brasil. ... O Brasil, por sua vez, apresenta três fusos distintos.
Cada fuso corresponde à 15° ,ou seja, a cada 15° = 1 hora a mais ou a menos, depende do referencial. Foi delimitado a partir de Greenwich o grau 0 onde iniciaria a contagem ao ocidente (oeste) correspnde a -1H a cada 15°, já ao oriente(leste) corresponde a +1H a cada 15°. Ao todo são 24 fusos, ou seja, 24 x °.
Fusos horários brasileiros
Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".
Dentre os fusos horários mundiais, destacam-se: 1 Fuso Horário Europeu (GMT + 1), que cobre a maior parcela da Europa e oeste africano; 2 Fuso Horário EUA (GMT – 5) o qual abarca os Estados Unidos e o noroeste da América do Sul; 3 Fuso Horário Russo (GMT + 3), que compreende a Rússia Europeia, Península Arábica e leste da África. More ...
Como calcular os Fusos Horários? Esta metodologia leva em consideração o movimento de rotação da Terra, em sentido anti-horário para o Leste. Assim, adiantamos as horas dos fusos a Leste, e atrasamos as horas à Oeste do GMT (Greenwich Mean Time, em português Tempo Médio de Greenwich).
Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário. No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. Essa padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica e militar do planeta.
O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich, considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial. Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha.
Como achar o denominador de uma fração?
Qual é o sinônimo da palavra honestidade?
Qual a ciência que estuda os insetos?
Como ler o valor de um capacitor?
Quanto custa uma barriga de aluguel?
Porque a prótese de silicone cai?
Como funciona o resgate do DinDin do Milhão?
Quantos lugar tem um carro Doblo?
Qual alimento diminui o fluxo menstrual?
O que diz o artigo 170 da Constituição Federal em relação ao meio ambiente?
Quanto custa uma ação de interdição?
Quanto tempo demora o exame de histeroscopia Diagnóstica?
Quais empresas devem elaborar o PPRA e quem pode elaborar o PPRA?
Como saber se é resfriado ou bronquiolite?
Como ocorre o processo de bipartição?
O que são resíduos do grupo D?
Quais os benefícios de um juiz federal?