Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.
Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucleico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácido ribonucleico.
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
Bases Nitrogenadas» Adenina (A)» Guanina (G)» Citosina (C)» Timina (T)
São exemplos de ácidos nucleicos: a) Proteínas e lipídios. b) DNA e RNA. c) Monossacarídeos e dissacarídeos.
Exemplos de proteínas fibrosas: queratina, colágeno. Proteínas globulares: as cadeias polipeptídicas das proteínas globulares se dobram em formato aproximadamente esférico ou como o próprio nome indica, globular, fazendo com que se assemelhem a um globo.
16 curiosidades que você vai gostar
Esse processo traduz a sequência de nucleotídeos em uma sequência de aminoácidos, que formam as proteínas. Entende-se por Código Genético essa relação entre as bases nitrogenadas (que compõem os ácidos nucléicos) e os aminoácidos (que compõem uma proteína).
Nucleotídeos, também conhecidos como nucleótidos, são compostos que carregam muita energia e que auxiliam nos processos metabólicos, especialmente as biossínteses, em grande parte das células. Atuam também como sinais químicos, respondendo assim a hormônios e outros estímulos extracelulares.
Os nucleotídeos são subunidades dos ácidos nucleicos. Ou seja, ao se encontrarem interligados em sequências de muitos nucleotídeos (ditas polinucleotídicas), estes formam o DNA ou RNA. Segundo a revista FAPESP da edição 68 de setembro de 2001, o DNA humano tem 3 bilhões de nucleotídeos, aproximadamente.
São bases nitrogenadas normalmente encontradas no DNA:
A grande fita de DNA é composta por subestruturas das quais nomeamos nucleotídeos. Esses nucleotídeos podem ser quatro: adenina, guanina, citosina e timina. O nucleotídeo uracila está presente apenas em fitas de RNA, que é um produto da transcrição do DNA.
Como trabalhar fazendo entrega para o Mercado Livre?
Como converter real em dólar manualmente?
O que podemos fazer para reutilizar uma garrafa PET?
Qual a sigla de um metro e meio?
Quais são as sequelas de uma parada respiratória?
Tem como reverter o saque-aniversário?
Pode aplicar argamassa no isopor?
Como reverter um quadro de depressão?
É possível reverter um pedido de demissão?
Como tratar o efeito rebote do melasma?
Qual o arame liso ideal para cerca?
Para que serve a casca de pinus na planta?
Como usar casaco de tricô grande?