Complementando a resposta já dada, o comportamento agressivo por si só, independente de uso de drogas, pode ser considerado como um dos sintomas de transtornos mentais. Mas pode ser tb considerado como uma reação "normal" de defesa em determinada situação.
Drogas provocam a violência? O consumo abusivo de substâncias químicas alucinógenas ou entorpecentes altera as funções do organismo. Essas substâncias são capazes de mexer com emoções e potencializar sentimentos. Assim, tanto o seu uso quanto a sua falta podem provocar a agressividade de um dependente.
Assim, o uso de drogas como cocaína, anfetaminas e até esteroides também são relacionados com atitudes violentas, uma vez que podem desencadear paranoia e depressão. Por outro lado, substâncias estimulantes, por sua vez, reduzem o senso crítico e controle, por isso estão frequentemente associadas a episódios violentos.
As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.
Mesmo depois de o efeito já ter passado, o indivíduo pode se sentir furioso, ter um comportamento agressivo e ficar paranoico. O uso da droga ainda pode aumentar as chances de desenvolver problemas graves de saúde, como ataques cardíacos, convulsões, paradas respiratórias e derrames cerebrais.
25 curiosidades que você vai gostar
A cocaína provoca pequenas lesões no cérebro de quem a consome, causando efeitos neurológicos cada vez mais intensos, como a morte de neurônios, segundo pesquisa. Alguns desses danos podem ser irreversíveis, como a perda de memória, a dificuldade de concentração e a falta de capacidade analítica.
Olhos vermelhos, inchados ou mucosas do nariz irritadas também são indícios do uso de substâncias químicas. Alterações no sono também devem ser consideradas. Problemas como insônia, sonambulismo ou uma inversão de hábitos podem surgir como efeito do abuso de tóxicos.
A cocaina é vício compensatório neuroquimico (induzido), por isso é mais difícil de parar.
1- Álcool. O álcool encabeçou a lista por vários fatores. Agrava os casos de depressão, seu uso a longo prazo causa doenças no fígado, cânceres e danos cerebrais. Causa dependência física e psicológica e, além de ser acessível, tem seu consumo estimulado pela publicidade.
Quantos gols tem Michel Platini?
O que é bom para Polipo nasal?
Quais os Cnaes que precisam de CETESB?
Como abrir um negócio próprio com 300 reais?
O que são hardwares de entrada e saída?
Quanto tempo para se recuperar da gripe H3N2?
Quantos e quais são os livros do Novo Testamento?
Qual a função dos músculos adutores?
Como recuperar lista de contatos?
Quantas igrejas tem na França?
Qual é a parte mais sensível do cachorro?
O que usar para baixar o pH da água da piscina?