Foram os portugueses quem, pelas suas longas e temerárias navegações, introduziram nos mercados europeus a porcelana.
Confeccionada pela primeira vez na China entre os séculos 7 e 10, durante a dinastia Tang, a porcelana nasceu da mistura de dois minérios: feldspato e caulim. Quando aquecidos a 1 450 graus Celsius, o feldspato vitrificava, enquanto o caulim mantinha a forma do objeto. Os chineses a chamavam yao.
Os primeiros registros da origem da porcelana foram feitos em tempos remotos na China, entre os séculos VI e VII. Apesar de não existir uma data precisa, acredita-se que um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual, resultando em um elemento que surpreendeu por sua dureza, translucidez, pureza e cor branca.
Mas foram os alemães os primeiros a conseguir descobrir o segredo da fabricação da porcelana na Europa, no século XVIII. ... Depois que os portugueses estabeleceram um caminho marítimo para a China e o Japão, no século XVI, o comércio de porcelana cresceu.
Da China para a Europa: O caminho percorrido pela porcelana
Este último deriva da palavra Kauling, originária da colina de Jauchau Fu, onde terá sido obtida a matéria-prima.
29 curiosidades que você vai gostar
A porcelana é feita de argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.260° C, o que a torna segura para uso na cozinha, por não ser aderente nem porosa e também pela possibilidade de ser colocada em lava-louças.
A estrutura da porcelana tradicional, aquela cuja composição da massa é de 50% de caulim, 25% de quartzo e 25% de feldspato, é constituída de uma matriz de fase vítrea que envolve grãos de mulita com dois formatos característicos.
Para resolver a questão, o arquiteto inglês Robert Adam sugeriu ao amigo ceramista Josiah Wedgwood colocar alças nas tigelas e copos. Foi então criada a primeira xícara, em 1750. Wedgwood criou uma fábrica em 1759 e até hoje a marca é referência na fabricação de peças de porcelana.
O preço final de 281,2 milhões de dólares de Hong Kong, incluindo impostos, estabeleceu um novo recorde mundial em leilões de porcelanas chinesas, superando os 32,4 milhões de dólares pagos por um vaso Qing em 2010.
A porcelana se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade. ... Os conjuntos de jantar de alta qualidade costumam ser feitos de porcelana, o tipo mais caro de cerâmica.
O SURGIMENTO DA PORCELANA
A porcelana surgiu na China há mais de 1.700 anos, porém foi na dinastia Tang (618 – 907) que ganhou notoriedade.
Muito além das xícaras e dos pratos, comuns no exterior, segundo a pesquisa o que fazia sucesso mesmo na época eram as tigelas, o que demonstrava que louça não era apenas item para a elite. ;O hábito dos brasileiros mais simples era de se alimentar sem o uso de talheres, colocando a comida em cuias de cerâmica e ...
Primeiramente confira a parte de baixo da peça, normalmente ela vai ter uma assinatura que pode indicar o artesão, a marca, a origem ou até mesmo o ano em que foi produzida. Além disso, observe a coloração desta assinatura. Um sinal impresso ou gravado em cores diferentes de azul indica que a peça foi feita após 1850.
Qual o valor do dente de porcelana? O tratamento com dente de porcelana valor pode variar de acordo com o laboratório escolhido, no entanto, cada unidade fica em torno de 1,300 a 3 mil reais.
A boneca de porcelana é feita apartir da queima de argila pura e nesse processo, o material acaba ficando mais refinado e delicado. Depois dessa descobertar na China, os Europeus tentaram imitar a porcelana, sem sucesso misturando barro com vidro moído.
A pintura e a cerâmica mantiveram o alto nível e novas técnicas de fabricação de porcelana foram desenvolvidas, especialmente a pintura azul vitrificada e a utilização de cores esmaltadas sobre a vitrificação.
A cerâmica foi produzida na China desde o III milênio a.C. Alguns exemplos antigos revelam excelente qualidade e belíssima decoração, mas é apenas a partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) que tem início uma tradição contínua de fabricação de cerâmica cozida e vitrificada para uso em túmulos.
Os primeiros objetos em cerâmica foram moldados à mão. Entre 6.500 e 3.000 a.C., sua fabricação foi facilitada com a invenção da roda de oleiro. Foi relativamente fácil adicionar uma alça a uma xícara no processo de produção, criando, assim, a caneca. Um exemplo desse tipo de artefato foi encontrado na Grécia.
As primeiras canecas encontradas por arqueólogos eram feitas de ossos e datavam algo perto da Idade da Pedra. Já o café apareceu pela primeira vez em 1475, em Constantinopla, onde as canecas eram feitas de madeira.
Segundo o diretor, a caneca surgiu e se tornou popular no século XV, a partir da necessidade de resguardar as bebidas quentes. “É como uma espécie de evolução do copo. Foi preciso colocar uma asa , para a pessoa não se queimar.”
As porcelanas mais utilizadas em odontologia são as cerâmicas feldspáticas e o dissilicato de lítio. Versões desenvolvidas especialmente para próteses dentárias fixas em zircônia também estão disponíveis, assim como as fabricadas para dispositivos protéticos convencionais (prótese dentária metalocerâmica).
Cerâmica x Porcelana
A cerâmica é feita de argila aquecida em temperatura muito alta e endurecida. As peças de cerâmica são menos densas e absorvem mais água do que a porcelana. Elas podem ser feitas em uma variedade de formatos e cores que são esmaltadas antes de serem cozidas.
O que diferencia o implante dentário de porcelana ou resina é apenas o material com o qual fabricamos essa prótese. No caso da porcelana, é um tipo de cerâmica, um material vítreo que tem uma tonalidade muito próxima a do esmalte dentário.
Como enviar mensagem para você mesmo no WhatsApp?
Como calcular o tamanho de uma imagem?
O que significa a letra i na fórmula da Lei de Ohm?
Como saber o tamanho da minha unha?
Como ficar curado da bronquite?
Como se mede a largura de um cano?
Como calcular a quantidade de azulejos para uma parede?
Qual é o significado conceitual do termo physis?
Como se resolve os polinômios?
Como escrever um mistério policial?
Como é a reprodução do tubarão-branco?
Como fazer um quadro de valor de lugar?
Quais os critérios para solução de conflitos entre dois tratados internacionais?