Após o infarto e a alta médica, a recomendação geral é a realização de um esforço físico leve. “Em uma escala de 0 a 10, o nível de cansaço deve ficar entre 2 e 3, o que irá variar de uma pessoa para outra”, explica a dra.
Após um Infarto agudo do miocárdio, os principais cuidados que se deve ter, são: Evitar exercícios físicos intensos, ou levantar pesos; Iniciar o quanto antes o processo de REABILITAÇÃO (orientado pelo/a médico/a que o acompanha);
“Primeiramente, o paciente não deve ser encorajado a fazer exercícios sozinho, ele precisa de orientação específica e acompanhamento de um profissional experiente, geralmente um fisioterapeuta ou um educador físico com formação adequada a esse perfil de paciente”, explica Bruno.
Além disso, dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) revelam que a prática de atividades físicas colabora com a diminuição dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, substâncias diretamente relacionadas às cardiopatias. Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas.
Caminhar, aliás, é a melhor forma de começar a fazer exercício físico depois do infarto, segundo os médicos.
32 curiosidades que você vai gostar
“O repouso absoluto é indicado de 3 a 5 dias após o infarto, devido ao risco de arritmias e aumento da área infartada. Após a fase crítica nos primeiros dias do infarto, é recomendada reabilitação cardíaca com fisioterapia e exercícios”, afirma a médica.
A atividade física, sob orientação médica, tem um efeito favorável na redução da pressão arterial, peso corporal e coagulação sanguínea, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC.
Arritimias, “coração grande”, pós infartados… todos os portadores dessas “enfermidades” podem se beneficiar dos exercícios com pesos. Obviamente deverão ser avaliados por um médico que cuidará das especificidades dos seus problemas.
Atividades físicas recomendadas para quem tem problemas cardíacos. De maneira geral, exercícios aeróbicos são altamente recomendados, pois contribuem para elevar a capacidade cardiorrespiratória. A caminhada e a bicicleta são bons exemplos, assim como a corrida e natação, quando liberadas pelo cardiologista.
O que diz a habilidade EF12LP18?
Como funciona aposentadoria por tempo de contribuição transição pedágio 50?
Qual sabor do queijo do reino?
Quais são os atos administrativos?
Quem não pode ser nomeado tutor?
Quais são os objetivos principais da eletrônica de potência?
Quantos elementos de força existem?
Quanto tempo dura o curso de doutorado?
Pode cumprir regime aberto em Casa?
Qual o preço do implante capilar?
Como descolorir só com água oxigenada?
Porque o Brasil saiu do mapa da fome?
Quais são as partes da Liturgia da Palavra?
O que fazer para comer e não engordar?
Porque o mofo do queijo não faz mal?