O termo começou a ser usado com a publicação do livro Cognitive Psychology de Ulrich Neisser em 1967. No entanto a abordagem cognitiva foi divulgada por Donald Broadbent no seu livro Perception and Communication em 1958.
A psicologia cognitiva surgiu formalmente entre 19, na tentativa de investigar os processos mentais subjacentes ao comportamento humano (Anderson, 2004). A Segunda Guerra Mundial, o computador e a lingüística foram as três principais influências para o desenvolvimento posterior desse campo de pesquisa.
Ulric Gustav Neisser Ulric Gustav Neisser (Kiel, 8 de dezembro de 1928 - Ithaca,17 de fevereiro de 2012) foi um psicólogo americano nascido na Alemanha e membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Ele foi referido como o "pai da psicologia cognitiva".
A psicologia cognitiva defende que a partir desse processamento das informações recebidas e dos registros delas é que as ações dos indivíduos são pautadas. Assim, entender a forma como cada um percebe e interage com o seu meio é fundamental para o sucesso de um processo de coaching.
O Cognitivismo refere-se a um campo da ciência que tem como objeto a cognição. Em psicologia e educação encontram-se no cognitivismo as teorias representadas por Piaget, Vygotsky, Ausubel e seus seguidores, assim como a Psicologia Cognitiva Experimental.
O fracasso do behaviorismo ao explicar peças complexas do comportamento usando o paradigma estímulo-resposta contribuiu para movimento cognitivista, bem como as pesquisas feitas por Boadbent, Miller, Bruner e Cherry. Com isso, a insatisfação do modelo comportamental ajudou no surgimento da formação dessa Psicologia.
Fortemente influenciada pelo movimento fenomenológico na psicologia e na filosofia alemã, a teoria gestaltista buscou focar seus estudos em metodologias qualitativas em contra- posição à introspecção e ao método experimental.
A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.
A psicologia cognitiva é atualmente uma das linhas terapêuticas mais influentes e efetivas no que se refere à recuperação de transtornos mentais.
Durante as décadas de 19, um movimento conhecido como revolução cognitiva começou a se instalar na psicologia. Durante esse tempo, a psicologia cognitiva começou a substituir a psicanálise e o behaviorismo como a abordagem dominante para o estudo da psicologia.
Existem outros muitos representantes da psicologia cognitiva, como Vigotsky, Erickson ou Ausubel.
Em outras palavras, a teoria cognitiva passou a legitimar que a forma como cada indivíduo estrutura e percebe o mundo está totalmente arraigada a seus processos mentais e cognitivos. Na psicologia cognitiva, o conceito behaviorista do S-R (estímulo-resposta) agora tem um novo elemento: as crenças do individuo.
Qual a diferença entre o núcleo interno e externo?
Quais são as consequências do fordismo?
Qual o melhor horário para tomar levodopa?
Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?
Como diminuir a acidose Latica?
Como funciona o TIM Pré top 20?
Quais são os melhores sistemas para contabilidade?
Quem morreu na travessia do Mar Vermelho?
Quando o útero fica acima do umbigo?
Quantos pontos tenho que fazer para passar de ano?
Qual o valor de um fuzil 7,62?
Como desativar a tecla de Shift?
Quais sistemas formam a integração sensorial?
Qual é o violão ideal para iniciantes?