NOMES CONHECIDOS DESTA LINHA: LAMPIÃO, ZÉ CORISCO, ZÉ FAÍSCA, ZÉ BENTO, ZÉ DA RONDA, ZÉ FERINO, SEVERINO, ZÉ BAIANO, ZÉ DO COCO, ZÉ COQUINHO, MARIA BONITA, MARIA DA CONCEIÇÃO, MARIA DAS GRAÇAS, SEVERINA DO COCO ENTRE OUTROS.
■ Maria Bonita
É uma entidade que trabalha na irradiação da orixá Oxum. Oxum é a senhora do amor, do ouro e da beleza, do trabalho das Baianas. Nessa linha de atuação é um trabalho voltado a ajudar pessoas a equilibrar o amor em suas vidas, atrair a prosperidade e também na concepção da vida.
Nomes como Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, e José Ribeiro Filho, Zé Sereno, foram os principais cangaceiros dessa época. Cada um deles tinha o seu próprio bando, que atuava em regiões específicas do sertão.
Como, os cangaceiros eram homens que andavam armados e em bandos pelo sertão nordestino nas primeiras décadas do século XX. Tinham suas próprias regras de conduta e suas próprias leis. Vagavam de um local para o outro (não possuíam residência fixa), vivendo de saques e doações.
Cangaço foi o nome dado a um grupo de pessoas que protestava contra a situação de precariedade e injustiça social na qual vivia a população da região Nordeste do Brasil, entre os séculos XIX e XX.
40 curiosidades que você vai gostar
Se a população negasse o que queriam – dinheiro, comida, apoio –, eles revidavam. Seqüestravam crianças, incendiavam fazendas, matavam rebanhos, estupravam, assassinavam e torturavam. Se fossem atendidos, organizavam bailes e davam esmolas.
Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi o cangaceiro de maior destaque.
Como você deve ter percebido, os cangaceiros eram conhecidos por apelidos, que eles mesmos escolhiam. No bando de Lampião, além do próprio e de Corisco, havia o Português, o Elétrico, o Sabonete, o Juriti… Eles também faziam suas próprias roupas, cheias de enfeites.
Lampião e Maria Bonita
Ao longo da história do cangaço, uma série de líderes se destacaram na Caatinga, como Antônio Silvino, Cabeleira, Jesuíno Brilhante e Sinhô Pereira. No entanto, o cangaceiro mais famoso da história brasileira foi Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.
Blog do Milton Parron
Antonio dos Santos, vulgo Volta Seca, sergipano de Itabaiana, ingressou no bando de Lampeão quase menino para escapar às surras diárias que sua madrasta lhe aplicava.
Maria Bonita foi uma mulher transgressora, mas passou longe de ser feminista, diz biógrafa da cangaceira. Dona de uma "personalidade espevitada", Maria Bonita - que, em vida, era conhecida como Maria de Déa - era uma mulher empoderada, transgressora, bem-humorada e "um tipo meio canalha".
A origem do nome Maria Bonita é Hebraico. Significa senhora - Mulher, que tem autoridade sobre certas pessoas ou coisas. / Dona. / Dona da casa. / Possuidora. / Título de cortesia, dado a mulheres. / Nação ou qualquer entidade, que influe sobre outra ou a domina. / A Virgem Maria - soberana, pura e vidente.
Caso não recebessem o resgate, torturavam e matavam as vítimas, a tiro ou punhaladas. A extorsão era outra fonte de renda. Essas características são evidentes nas favelas quando relacionadas às milícias. Os cangaceiros corrompiam oficiais militares e autoridades civis, de quem recebiam armas e munição.
Podemos estabelecer que o cangaço de Lampião incomodava as autoridades porque os mesmos perturbavam a ordem pública, atrapalhavam a economia e também promoviam crimes e altos índices de estragos por onde passavam.
Muitos aderiram ao cangaço em razão de brigas de família ou abusos das autoridades. Uma vez cangaceiros, executavam a vingança contando com a proteção e a ajuda do bando. Lampião entrou no cangaço após a morte de seu pai pela polícia, em 1921. — O cangaceiro não era herói.
- Podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. - Os cangaceiros andavam em bandos armados, espalhavam o medo pelo sertão nordestino. - Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam até a sequestrar fazendeiros para obtenção de resgates.
Segundo o historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. em "A invenção do nordeste", o cangaço teria marcado o nordestino com o valor da macheza, violência e valentia. Percebemos então, um peculiar conjunto de discursos em torno do cangaço relacionado à formação de uma identidade nordestina.
A morte dos líderes significou o fim do movimento cangaceiro, o qual se dissipou pelo norte e nordeste; alguns cangaceiros, com medo de serem degolados se entregaram às autoridades.
Sérgia Ribeiro da Silva mais conhecida como Dadá (Belém do São Francisco, 25 de abril de 1915 — Salvador, 7 de fevereiro de 1994), foi uma cangaceira - única mulher a usar fuzil no bando de Lampião.
Morreu neste domingo (15), José Alves de Matos, de 97 anos, tido como o último cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Em 28 de julho de 1938, Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro mais famoso do Brasil, sua companheira, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Déa ou Maria Bonita, e mais nove integrantes do bando, foram mortos em uma emboscada, na Grota de Angicos, em Poço Redondo, Sergipe.
Como se livrar do exame toxicológico?
Qual o melhor exercício para dor no joelho?
Como saber se você beija bem ou mal?
Qual o valor do serviço de mensagem BB?
Como saber se o canceriano gosta de você?
Tem remédio para atrofia cerebral?
Qual a importância do trade-off?
O que representa Lachesis muta?
Qual o país que tem mais favelas?
Qual o tratamento para mioma submucoso?
O que é transitivo direto exemplos?
Qual é a diferença entre 4x4 e 4x2?
Como era feito o papel na Idade Média?
Quais as desvantagens de um algoritmo de aprendizagem de máquina?
O que significa MNV no WhatsApp?