Basicamente, a responsabilidade por recolher o ICMS devido é atribuída a apenas uma empresa da cadeia, que atua como “substituto tributário” dos demais contribuintes na operação. Geralmente, fabricantes e importadores costumam ser os responsáveis por esse imposto.
Na prática, apenas uma empresa é responsável por recolher o ICMS devido em toda a cadeia produtiva, atuando como substituto tributário sobre os demais envolvidos nas operações. Por essa razão, a arrecadação do imposto costuma se concentrar em indústrias e importadores.
Para ambos os impostos e contribuições, o recolhimento que será feito através de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), deve ocorrer até o último dia útil do segundo decêndio do mês subsequente àquele mês em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica prestadora de serviços.
Para a compensação do ICMS, é assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado em operações de que tenha resultado a entrada de mercadoria, real ou simbólica, no estabelecimento, inclusive a destinada ao ativo permanente, ou o recebimento de serviços de transporte interestadual e ...
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é um tributo que incide sobre a movimentação de mercadorias em geral, o que inclui produtos dos mais variados segmentos como eletrodomésticos, alimentos, cosméticos, e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
40 curiosidades que você vai gostar
A cobrança do ICMS permanece sendo feita em operações de circulação de mercadorias, como compra e venda de produtos. Além de também incidir sobre a prestação de serviços de transporte intermunicipal e interestadual, comunicação de entrada de mercadorias ou bens e produtos importados por pessoas físicas e jurídicas.
Quais operações incidem o ICMS?Venda e transferência de produtos;Importação de mercadorias (mesmo que para consumo próprio);Prestação de serviço no exterior;Serviços de telecomunicação;Transporte entre municípios ou estados brasileiros (bens, pessoas ou valores).
Ou seja, é possível recuperar todo o crédito de ICMS que tenha sido gerado nos últimos 5 anos.
...
O processo para recuperação consiste em:Identificação da existência de crédito de ICMS;Comprovação da existência de crédito;Recuperação aprovada ou reprovada pela Receita Federal.
Qualquer contribuinte pode pleitear a restituição do ICMS das contas de luz, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Para tanto, é preciso ter em mãos as 60 últimas contas de energia, que correspondem aos últimos 5 anos, e já ter calculado o valor de restituição.
Como fazer para plantar mentruz?
Como recuperar arquivos apagados do celular MOTO g5?
Como plantar flores doN'T Starve?
Tem como recuperar fotos apagadas do Twitter?
Como plantar temperos em uma garrafa PET?
Como recuperar fotos de celular antigo?
Como plantar em latas de tinta?
Como fazer mudas de fruta do conde?
Tem como recuperar fotos apagadas do iPhone?
Qual a melhor época para plantar braquiária?
Como recuperar o desgaste dos dentes?
Como fazer multiplicar no Excel de valor por hora?
Como recorrer de multa por estacionar no passeio?
Como plantar em vasos grandes e altos?
Como tirar telefone Intelbras do mudo?
Quais as etapas do processo de mediação?