– A Zumba envolve a dança rápida e lenta, e por isso funciona como um treino intervalado. Ela trabalha todo o seu corpo, ajudando a tonificar cada grupo muscular, particularmente suas costas e abdominais. Isso faz com que seja possível afirmar que a zumba faz ganhar corpo.
Muitas pessoas quando começam a se exercitar, ficam em dúvida sobre qual atividade fazer, aula de zumba ou musculação? Porém, a boa notícia é que as duas atividades são ótimas para o nosso corpo e para a nossa saúde, e podem se complementar.
De acordo com a educadora física Fernanda Carvalho, a zumba pode ser praticada por todos em qualquer idade. “Não tem nenhuma restrição, a não ser que a pessoa já possua algum problema de saúde. Nesse caso, o ideal é buscar fazer uma avaliação médica antes de começar a dançar”.
Aumento do tônus muscular – Como contém movimentos que necessitam de força e resistência muscular, o ganho de massa magra é uma das consequências da dança, além de colaborar para deixar os músculos de regiões como glúteos e abdome mais firmes.
O número de aulas de Zumba a ser realizado na semana é ilimitado, ou seja, a aluna pode fazer todos os dias, se assim desejar. “Se a pessoa for realizar somente a Zumba, recomendamos uma frequência mínima de três vezes na semana”, explica a professora Caroline.
25 curiosidades que você vai gostar
“O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã. Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas”, indica.
É possível emagrecer com Zumba? Sim, para aqueles que desejam emagrecer, o ideal para ter um bom resultado é fazer de 2 a 3 vezes por semana. Para se ter uma ideia, é possível queimar até 1.000 calorias em uma aula de 45 a 60 minutos.
Além de ser divertida, aeróbica e trazer bem-estar, a modalidade é ótima para perder peso e definir o corpo. Em algumas modalidades é possível gastar até 700kcal/hora e ter um corpo modelado e definido.
Músculos trabalhados de acordo com o tipo de dança. O ballet clássico e o break dance trabalham músculos diferentes do corpo dos dançarinos. O estilo de dança que você pratica influencia enormemente nos músculos trabalhados durante a atividade física.
Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio.
Um dos problemas mais comuns ao começar a bailar Zumba é a dor nos joelhos. No caso de que não tenha havida uma situação anterior que possa ter causado a dor, a solução pode ser tão simples como mudar de ténis. Em muitas ocasiões o calçado utilizado para um desporto em concreto não é o adequado.
Para um treino igualmente intenso, tente fazer dança cardio ou zumba, que trabalha o corpo todo sem tantos do movimentos laterais que provocam dores nos joelhos.
Os movimentos da zumba auxiliam o sistema respiratório, fortalecendo a saúde do coração e evitando diversas doenças relacionadas à pressão alta. Então sim, zumba é altamente recomendado para pessoas hipertensas.
A cada aula de uma hora, você pode queimar cerca de 1.000 calorias enquanto que com a musculação a perda média é de 500 calorias por hora (claro que dependendo do treino esse gasto calórico pode variar para mais ou menos). A zumba queima tanta gordura que uma corrida intensa, cuja perda calórica é em torno de 900 kcal.
Mas a educadora física alerta: “Recomendo que a musculação seja feita, no mínimo, duas vezes por semana, em dias alternados com a dança. Mas a atividade deve ter o acompanhamento de um profissional da área”.
Para perder peso por exemplo, as duas são indicadas, mas a zumba consegue fazer uma queima de calorias bem superior a caminhada. Além disso, a zumba é uma atividade mais completa, onde em apenas uma aula, é possível tanto perder calorias, como tonificar os músculos, e tem ganho de massa muscular.
Aulas de dança tonificam os músculos
As aulas de Zumba, balé e street dance podem tonificar o corpo todo, as de dança do ventre focam mais em pernas, costas e quadris/cintura.
Tipos de dança que te faz ganhar músculos e perder calorias
As coreografias da zumba são dinâmicas e exigem movimentos velozes e lentos ao mesmo tempo. A dança enfatiza os quadris e a barriga, fortalecendo o core.
Veja 10 tipos de dança que ajudam a perder pesoDança do ventre. A dança do ventre envolve teatro e sedução, mas a mistura rítmica dos quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas deixam o treino mais pesado. ... Burlesca. ... Ballet. ... Zumba. ... Bhangra. ... Salsa. ... Dança africana. ... Dança de salão.
A prática de dança do ventre acelera o metabolismo, tonifica a musculatura do abdômen e afina a cintura.
Dançar por 50 minutos – a duração de uma aula na sua academia, um estúdio ou mesmo em vídeo – pode queimar cerca de 300 calorias em uma mulher. Tudo isso enquanto se diverte! Então não espere perder peso muito rápido.
Coloque algumas músicas curtinhas no som, e faça um passo por música, ou um passo a cada três ou quatro minutos. Como não tem nada que tire sua concentração, preste atenção a cada mínino movimento ou reação do seu corpo, ele tem muito a dizer . 2.
Para 30 minutos, o gasto estimado é de 168 calorias para nível básico ou iniciante. No avançado, de 300 a 500 calorias para uma hora de atividade. Trabalha bastante braços e abdômen.
A dica é consumir alimentos como massas e pães integrais. Uma alternativa, é a escolha por carboidratos tranquilos e fibras, como salada de frutas, açaí acompanhado por grãos ou farinhas, iogurte desnatado, linhaça ou quinoa.
Em média, a dança de salão mais lenta gasta entre 150 e 220 calorias, enquanto a mais rápida queima entre 250 e 320 calorias por hora. Se o seu objetivo é perder calorias rapidamente, então é melhor optar por uma dança mais enérgica como Zumba, Kizomba ou Quick Step, se você tiver um par para dançar com você.
É possível furar o tímpano com cotonete?
Como saber se o sushi está estragado?
Como vício pode influenciar nossos projetos de vida?
Como é feito o revestimento da raquete?
Como fazer um projeto de lei para vereador?
Como se escreve os números de 1 a 200?
O que fazer quando o gato está estressado?
Como é o Gato Galáctico na vida real?
Como saber se está curado da sífilis?
Quem faz os projetos de lei municipal?
O que é linfócito auto reativo?
Como manter um time de futebol?
Como um reator nuclear RBMK explode?
Qual a chance de ter um filho psicopata?
Como enviar convite TIM Beta pelo WhatsApp?