– A Zumba envolve a dança rápida e lenta, e por isso funciona como um treino intervalado. Ela trabalha todo o seu corpo, ajudando a tonificar cada grupo muscular, particularmente suas costas e abdominais. Isso faz com que seja possível afirmar que a zumba faz ganhar corpo.
Muitas pessoas quando começam a se exercitar, ficam em dúvida sobre qual atividade fazer, aula de zumba ou musculação? Porém, a boa notícia é que as duas atividades são ótimas para o nosso corpo e para a nossa saúde, e podem se complementar.
De acordo com a educadora física Fernanda Carvalho, a zumba pode ser praticada por todos em qualquer idade. “Não tem nenhuma restrição, a não ser que a pessoa já possua algum problema de saúde. Nesse caso, o ideal é buscar fazer uma avaliação médica antes de começar a dançar”.
Aumento do tônus muscular – Como contém movimentos que necessitam de força e resistência muscular, o ganho de massa magra é uma das consequências da dança, além de colaborar para deixar os músculos de regiões como glúteos e abdome mais firmes.
O número de aulas de Zumba a ser realizado na semana é ilimitado, ou seja, a aluna pode fazer todos os dias, se assim desejar. “Se a pessoa for realizar somente a Zumba, recomendamos uma frequência mínima de três vezes na semana”, explica a professora Caroline.
25 curiosidades que você vai gostar
“O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã. Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas”, indica.
É possível emagrecer com Zumba? Sim, para aqueles que desejam emagrecer, o ideal para ter um bom resultado é fazer de 2 a 3 vezes por semana. Para se ter uma ideia, é possível queimar até 1.000 calorias em uma aula de 45 a 60 minutos.
Além de ser divertida, aeróbica e trazer bem-estar, a modalidade é ótima para perder peso e definir o corpo. Em algumas modalidades é possível gastar até 700kcal/hora e ter um corpo modelado e definido.
Músculos trabalhados de acordo com o tipo de dança. O ballet clássico e o break dance trabalham músculos diferentes do corpo dos dançarinos. O estilo de dança que você pratica influencia enormemente nos músculos trabalhados durante a atividade física.
Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio.
Um dos problemas mais comuns ao começar a bailar Zumba é a dor nos joelhos. No caso de que não tenha havida uma situação anterior que possa ter causado a dor, a solução pode ser tão simples como mudar de ténis. Em muitas ocasiões o calçado utilizado para um desporto em concreto não é o adequado.
Para um treino igualmente intenso, tente fazer dança cardio ou zumba, que trabalha o corpo todo sem tantos do movimentos laterais que provocam dores nos joelhos.
Os movimentos da zumba auxiliam o sistema respiratório, fortalecendo a saúde do coração e evitando diversas doenças relacionadas à pressão alta. Então sim, zumba é altamente recomendado para pessoas hipertensas.
A cada aula de uma hora, você pode queimar cerca de 1.000 calorias enquanto que com a musculação a perda média é de 500 calorias por hora (claro que dependendo do treino esse gasto calórico pode variar para mais ou menos). A zumba queima tanta gordura que uma corrida intensa, cuja perda calórica é em torno de 900 kcal.
Mas a educadora física alerta: “Recomendo que a musculação seja feita, no mínimo, duas vezes por semana, em dias alternados com a dança. Mas a atividade deve ter o acompanhamento de um profissional da área”.
Para perder peso por exemplo, as duas são indicadas, mas a zumba consegue fazer uma queima de calorias bem superior a caminhada. Além disso, a zumba é uma atividade mais completa, onde em apenas uma aula, é possível tanto perder calorias, como tonificar os músculos, e tem ganho de massa muscular.
Aulas de dança tonificam os músculos
As aulas de Zumba, balé e street dance podem tonificar o corpo todo, as de dança do ventre focam mais em pernas, costas e quadris/cintura.
Tipos de dança que te faz ganhar músculos e perder calorias
As coreografias da zumba são dinâmicas e exigem movimentos velozes e lentos ao mesmo tempo. A dança enfatiza os quadris e a barriga, fortalecendo o core.
Veja 10 tipos de dança que ajudam a perder pesoDança do ventre. A dança do ventre envolve teatro e sedução, mas a mistura rítmica dos quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas deixam o treino mais pesado. ... Burlesca. ... Ballet. ... Zumba. ... Bhangra. ... Salsa. ... Dança africana. ... Dança de salão.
A prática de dança do ventre acelera o metabolismo, tonifica a musculatura do abdômen e afina a cintura.
Dançar por 50 minutos – a duração de uma aula na sua academia, um estúdio ou mesmo em vídeo – pode queimar cerca de 300 calorias em uma mulher. Tudo isso enquanto se diverte! Então não espere perder peso muito rápido.
Coloque algumas músicas curtinhas no som, e faça um passo por música, ou um passo a cada três ou quatro minutos. Como não tem nada que tire sua concentração, preste atenção a cada mínino movimento ou reação do seu corpo, ele tem muito a dizer . 2.
Para 30 minutos, o gasto estimado é de 168 calorias para nível básico ou iniciante. No avançado, de 300 a 500 calorias para uma hora de atividade. Trabalha bastante braços e abdômen.
A dica é consumir alimentos como massas e pães integrais. Uma alternativa, é a escolha por carboidratos tranquilos e fibras, como salada de frutas, açaí acompanhado por grãos ou farinhas, iogurte desnatado, linhaça ou quinoa.
Em média, a dança de salão mais lenta gasta entre 150 e 220 calorias, enquanto a mais rápida queima entre 250 e 320 calorias por hora. Se o seu objetivo é perder calorias rapidamente, então é melhor optar por uma dança mais enérgica como Zumba, Kizomba ou Quick Step, se você tiver um par para dançar com você.
Como funciona um ferro elétrico na física?
Como funciona um aparelho de rádio?
Quais são as características físicas e culturais do Brasil?
Como funciona o motor de uma máquina a vapor?
Quando surgiu o primeiro jogo eletrônico?
Como funciona o Shell Box mercado pago?
Como usar o celular para pagar por aproximação?
Como funciona o rotulador eletrônico?
Como funciona o pagamento de um estagiário?
Como funciona Os sobrenomes na Inglaterra?
O que acontece se eu não pagar a previdência privada?
Como funciona o pagamento do Google Ads?
Como ocorre o transporte de oxigênio em nosso organismo?
Como funciona o pagamento com vale?
Como saber se a panela de pressão está certa?
Como pagar parcelas de financiamento de trás pra frente Itaú?