A Constituição qualificou os eleitores, bem como os que poderiam ser votados, segundo o critério censitário. Podiam votar os maiores de vinte e cinco anos, com renda líquida anual de cem mil réis para as eleições paroquiais, e de duzentos mil réis para as de província.
Embora esteja inserido no universo dos direitos políticos, o voto é obrigatório no Brasil e tem sido desde a Constituição de 1946.
Monarquias eletivas eram muito comuns, embora normalmente só uma porção muito pequena da população tivesse direito ao voto. A maioria dos reinos eram oficialmente eletivos ao longo da história, embora os candidatos fossem geralmente, ou sempre apenas membros da família do monarca morto.
A Constituição de 1824 diferencia-se da atual (1988) por ter sido outorgada (efetivada sem participação popular) e semi-rígida (possibilitava modificações em seu texto).
A Constituição de 1824 afastou definitivamente as camadas populares do processo político, ao instituir o voto censitário, e limitou a participação das elites, ao instituir o Poder Moderador.
A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).
Como se passar por um admirador secreto?
Como ser uma verdadeira Potterhead?
Qual o salário de um analista de licitação?
Como se tornar um blogueiro de viagens?
Como incluir um processo físico no sei?
Como tirar um parafuso pequeno espanado?
Quanto tempo de inadimplência para tirar um inquilino?
Quanto ganha um agente de viagens autônomo?
Como fazer um gato sair do esconderijo?
Como retirar um armário embutido?
Como tirar print no M31 Samsung?
Como tirar seu gato de cima do telhado?
Quais atitudes um estudante pode ter para ser protagonista em sua escola?
Qual é o melhor tanque para lavanderia?