É chamada de fração própria toda aquela em que o numerador é menor que denominador. Podemos também dizer que uma fração própria representa parte de um inteiro onde o seu valor é maior do que zero e menor do que um.
Frações próprias são frações onde os denominadores são maiores que os numeradores. ... Frações aparentes são frações onde os numeradores são múltiplos dos denominadores.
*FRAÇÃO PRÓPRIA: é uma fração em que o numerador é menor que o denominador. ... Sua principal característica é o fato de representarem sempre um número inteiro, ou seja, ao se dividir o numerador pelo denominador, encontramos um quociente inteiro. Exemplos: 4/2=2, 6/2=3, 15/3=5...
As frações próprias apresentam um numerador menor que o denominador. Por exemplo, frações como ½ são consideradas próprias. Ao longo dos seus estudos, é fundamental tirar algumas horas para revisar o conteúdo de frações. Afinal, é um tema que está sempre em alta, aparecendo em todos os vestibulares.
Como resolver uma fração? A fração tem a função de dividir um elemento por meio de dois números inteiros, ou seja, a razão entre o numerador e o denominador.
As frações mistas, também conhecidas como números mistos, são uma segunda maneira de representar as frações impróprias. Vimos no item anterior, que as frações impróprias sempre representam um número maior que um inteiro. Isso acontece porque elas são formadas pela soma entre uma parte inteira e uma fração própria. Reparem na imagem acima.
Para dividir frações, basta repetir a primeira e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Assim, se a sua operação era 9/13 ÷ por 10/27, o resultado da divisão será o produto da multiplicação 9/13 vezes 27/10.