Mas então, mesmo não pagando o sindicato, o empregado tem ou não direito aos benefícios? A resposta é, tecnicamente, SIM! A Constituição (Lei máxima de nosso país) garante tal direito.
Empregado que não contribui com sindicato não tem direito aos benefícios previstos em Convenção Coletiva. O Juiz da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo sentenciou como inaplicável as vantagens negociadas para a Convenção Coletiva de Trabalho aos empregados não sindicalizados.
Há sindicatos de classe que estabelecem na Convenção Coletiva de Trabalho, a denominada cláusula de oposição, a qual prevê que o empregado deve declarar por escrito a sua vontade de não pagar o imposto sindical, caso não o faça, caberia a empresa efetuar o desconto automaticamente na folha de pagamento.
O mais importante nesse momento é o trabalhador despertar sua consciência de que o Sindicato é seu instrumento de defesa coletiva na relação “CAPITAL & TRABALHO”. Sem receita, os Sindicatos podem fechar e sem essa representatividade coletiva quem irá perder serão os trabalhadores.
Para cancelar a contribuição assistencial, o empregado deve enviar uma Carta de Oposição ao sindicato. Esta carta deve ter aviso de recebimento, no prazo de dez dias após a publicação da convenção coletiva.
16 curiosidades que você vai gostar
Recentemente, o juiz Eduardo Rockenbach Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo decidiu, no processo nº 01619-2009-030-00-9, que o trabalhador não sindicalizado não tem direito aos benefícios conquistados pelo sindicato.
Até 2017, a contribuição sindical era obrigatória, e deveria ser paga por todos os trabalhadores celetistas no mês de março. Porém, com a proposta da Reforma Trabalhista aprovada, a obrigatoriedade dessa contribuição passou a ser opcional.
Art. 582. Os empregadores são obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mês de março de cada ano, a contribuição sindical por estes devida aos respectivos sindicatos.
Esse fundo é utilizado para o pagamento de alguns benefícios concedidos aos trabalhadores, como, por exemplo, o seguro-desemprego e os abonos salariais e também para o financiamento de ações voltadas à geração de trabalho, emprego e renda.
Quais são os métodos de avaliação escolar?
Em que consiste o ensaio de compressão simples?
O que podemos fazer para proteger a água dos rios e mares?
Porque os pontos da CNH não expiram mais?
Quem tem prolapso da válvula mitral pode ter parto normal?
O que é a causa de pedir e pedido?
Qual é o tempo de vida útil de um roteador?
Como diminuir o zoom da Netflix na TV?
Como convencer sua mãe a dizer sim?
Como deve ficar a língua dentro da boca?
Qual é o melhor pantoprazol ou esomeprazol?
Quem pode me ligar no WhatsApp?
Quanto tempo dura protetor solar 50?
Como preparar a tinta Coral 3 em 1?
Qual é a lei mais importante do Brasil de um exemplo de um direito que esta lei trata?