Veja abaixo uma lista dos principais deuses da mitologia grega:Afrodite - deusa da beleza e do amor.Apolo - deus da luz.Ares - deus da guerra.Ártemis - deusa da lua.Atena - deusa da sabedoria.Deméter - deus da terra fértil.Dionísio - deus da festa, do vinho e do prazer.Éos - deusa do amanhecer.
São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão. Quanto a isso, podemos citar Hades, deus do submundo, que por vezes é incluído como deus do Olimpo.
1. Zeus. Rei dos deuses, Zeus era o líder que impunha a ordem e as leis sobre o mundo. Ele conquistou o trono quando matou seu pai, o titã Cronos.
Nesta passagem, Hesíodo falou de quatro deuses principais: Caos (a indiferenciação, o nada caótico que depois ganha forma, mas é a origem de tudo); Gaia ou Geia ou ainda Gé (a mãe terra, fecundadora); Tártaro (o mundo subterrâneo, que depois veio a ser chamado de inferno pelo mundo cristão) e Eros (o amor ou desejo).
Ainda segundo a mitologia grega, um primeiro deus se originou do nada e os outros originaram-se dele. Embora seja um pouco difícil definir exatamente o número de Deuses Primordiais, visto que a lista varia um pouco, o mais aceito é que eles são doze.
16 curiosidades que você vai gostar
A primeira divindade que se cita na obra é o Caos, seguido por Gaia, Tártaro, Eros, Nix, Érebo, Éter, Hemera, Ponto, Urano e os Óreas.
Caos foi considerado por Hesíodo como a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos Deuses, também conhecidos como Deuses primordiais.
Odin: maior dos deuses vikings, o pai dos deuses. Freyr: deus da abundância e irmão de Freyja. Frigga: deusa da fertilidade e mulher de Odin. Tyr: deus do combate e filho de Odin e Frigg.
Variantes. Nos poemas órficos (e.g. Teogonias F 54, Teogonia rapsódica F 111), Crono, o tempo, era o pai de Éter, Caos e Érebo. Na teogonia órfica conservada por Aristófanes (Aves 693-702), Caos coexistia, no princípio, com Nix, Érebo e Tártaro, e posteriormente se uniu a Nix.
Zeus era o deus mais importante e, portanto, ficou conhecido como rei dos deuses. Ele era o governante do Olimpo e casado com Hera, outra deusa que residia no Monte Olimpo. Entre os filhos de Cronos que foram resgatados por Zeus estão Poseidon, Hades, Hera, Héstia e Deméter.
5 Mais forte: Zeus
Tire a Força Odin, e ele provavelmente supera até o Pai Todo-Asgardiano no poder.
Atena - Deusa Atena da Mitologia Grega - InfoEscola.
Principais DeusesZeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. ... Hera: Terceira e mais famosa esposa de Zeus, conhecida como a rainha do Olimpo. ... Hefesto: Filho de Zeus e Hera foi abandonado pela mãe, que considerou o bebê feio demais. ... Ares: Também filho de Zeus e Hera, deus da guerra.
Zeus tinha os seus súditos olímpicos e os mais famosos eram seus filhos, Febo, (deus do sol), Artêmis (deusa da lua e da caça), Hermes (alado mensageiro dos deuses), Ares (deus da guerra), Dionísio (deus do vinho e dos bacanais), Afrodite (deusa da beleza e do amor) e Palas Atena (deusa da sabedoria).
Na mitologia nórdica, Jotunheim ou Jötunheimr é o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns). A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving).
Conheça os Deuses da MorteAnúbis. Proveniente da mitologia egípcia, Anúbis é o deus da mumificação, dos mortos e moribundos, o famoso responsável por conduzir a alma dos mortos ao submundo para então serem cuidados por Osíris. ... Hades. ... Freyja. ... Meng Po. ... Morrigan. ... Whiro. ... Adro. ... Shiva.
Em algumas versões das lendas, Freya e Frigga são a mesma deusa, esposa de Odin. O mais aceito, porém, é que as duas são deusas diferentes e que Odin ordenou que Freya comandasse suas valquírias, as responsáveis por conduzir os mortos em batalha para Valhalla.
Também consideradas deuses primordiais, Caos é tido como o pai de Nix, a deusa da Noite, Érebro, deus da Escuridão, Gaia, a deusa da Terra. Por outro lado, ainda criou Tártaro, que representa o Mundo Inferior e Eros, que simboliza a Ordem.
Cronos é o deus do tempo quantitativo, sequencial, ritmado. Kairós, por sua vez, é o deus do tempo qualitativo, do momento oportuno. O contraste das imagens desses deuses é esclarecedor. Cronos muitas vezes é representado como um senhor sentado, marcando o ritmo do tempo.
Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".
A primeira religião do mundo é a védica, uma das religiões que fazem parte do hinduísmo. Portanto, se quisermos simplificar as coisas, podemos dizer que a religião mais antiga da humanidade é uma das vertentes do hinduísmo.
Segundo a mitologia, Rá além de ser considerado o deus Sol, é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina, teria recebido de seu pai o domínio sobre a Terra, mas o mundo falta ser acabado, e o mesmo assim, se encarregou de acabá-lo.
Quanto tempo leva para o complexo B fazer efeito no organismo?
Qual é o desconto da folha de pagamento?
Quais são as importância dos arcos na arquitetura?
Quantos anos se aposenta um técnico em radiologia?
O que o excesso do uso de repelente pode causar?
O que diz o princípio da reversibilidade da luz de um exemplo que comprove?
Como fica a pensão alimentícia na guarda alternada?
Qual a glândula responsável pela secreção do hormônio?
Porque o Brasil é o país com mais cirurgia plástica?
Quais os 4 pontos principais da ética?
Qual a melhor forma de tributação da previdência privada?
Quais os instrumentos para recuperação de uma empresa?
Como deixar a pele do rosto mais firme caseiro?
Como cadastrar o PPI em débito automático?