Os Borari são um povo indígena que habita as margens dos rios Tapajós e Maró-Arapiuns no oeste do estado do Pará. Depois da Missão de Nossa Senhora da Saúde pelo Padre Jesuíta Manuel Ferreira em 1738, o povo ficou dividido e consequentemente enfraquecido, pois passaram a habitar duas localidades.
Povo de tradição guerreira, os Munduruku dominavam culturalmente a região do Vale do Tapajós, que nos primeiros tempos de contato e durante o século XIX era conhecida como Mundurukânia.
Ela é uma das principais ceramistas vivas do povo Borari, trabalhando com a prática tradicional da cerâmica da região do Rio Tapajós, um dos principais traços culturais de seu povo. Os registros arqueológicos da cerâmica tapajônica remetem a pelo menos 6 mil anos de história.
Os tupinambás praticavam a caça, a coleta, a pesca e a agricultura. Um de seus principais cultivos era a mandioca. A agricultura era realizada pelas mulheres. O preparo da comida e a confecção de artesanato, como redes e peças de cerâmica, também eram tarefas femininas.
Ocupando a região do divisor de águas, entre o oeste Xingu, o leste do Tapajós e o sul do baixo Amazonas desde meados do século XIX, os Arara tinham à sua disposição recursos naturais oriundos da bacia do Xingu e também das águas que correm para o Amazonas.
20 curiosidades que você vai gostar
A língua de prestígio em qualquer comunidade do povo Arara é o português, por isso o uso do idioma nativo é pouco frequente. Na região do Bagé, encontram-se três anciões falantes da língua, entretanto eles vivem em aldeias distintas e por isso raramente eles falam apenas em Arara.
As famílias Arara costumam ter mais de um roçado, alguns próximos às residências, localizados no fundo dessas, e outros mais no interior da mata. Algumas áreas de roçado possuem nas proximidades a casa de farinha, onde a mandioca é processada.
Como vários povos cuja base económica era a caça e a recoleção, o seu sistema de crenças assentavam na existência de espíritos e nos heróis que ensinaram as artes essenciais à vida em sociedade.
moravam em malocas. Cada grupo local ou "tribo" tupinambá se compunha de cerca de 6 a 8 malocas. A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, mas podia atingir até 600. Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.
O xamanismo tupinambá, enquanto objeto histórico, revela-se, de maneira fundamental, como extremamente remoto.
Cultura Munduruku
Dizem ser um povo de tradição guerreira, mas povo mais gentil não há. São estratégicos. Sabem a hora de agir. Dançam em conversa com espíritos ancestrais, seguindo a poesia e o canto dos pássaros e dos cantores, em histórias que passam e se atualizam de geração em geração, em todos seus rituais.
De um lado, as famílias Munduruku do Planalto Santareno, no oeste paraense, cultivam graviola, pupunha, pequiá, pimenta, trabalham em suas roças de macaxeira, produzem farinha e fazem o manejo do açaí.
Além da mandioca, os tupinambás também cultivavam milho, frutas, abóbora, feijão, tabaco, e algodão; As principais informações sobre os tupinambás foram passadas por cronistas como Soares de Sousa, Hans Staden, Pero de Magalhães de Gandavo, e Fernão Cardim.
Os Tupinambá de Olivença produzem uma enorme variedade de alimentos a partir de vários tipos de mandioca. Destaca-se a importância da produção de farinha de mandioca, do beiju e da “giroba” (bebida fermentada) para a vida social e também para a subsistência dos Tupinambá.
Os Tupinambás são índios que por volta do século XVI habitaram em praticamente toda a costa brasileira desde o Recôncavo Baiano até ao atual Rio de Janeiro. Foi uma tribo que chamou muito a atenção dos portugueses, no sentido em que praticavam rituais de antropofagia, ou seja, eram canibais.
O povo Tupi-Guarani acredita em um deus supremo, que chamavam de deus do trovão e o denominavam “TUPÔ. Os índios acreditavam que a voz deste ente supremo podia ser ouvida durante as tempestades. O trovão eles chamavam de “Tupa-cinunga” e seu reflexo luminoso de “Tupãberaba” (relâmpago).
As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.
Etimologia. O escritor Eduardo Bueno, baseado nos escritos de Teodoro Sampaio, afirma que o termo "Tupinambá" é oriundo do tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", através da junção dos termos tuba (pai), ypy (primeiro) e abá (homem).
Curiosidades: Em geral, são animais monogâmicos, sendo encontradas vivendo em pares, voando juntas quase encostando as asas. Se comunicam de forma complexa por meio de vocalizações barulhentas. Suas principais ameaças são a caça, a fragmentação e destruição de habitat.
Etimologia. "Arara" se origina do termo tupi a rara. "Ará" se originou do termo tupi a rá e significa aves de muitas cores.
“A arara-azul tem uma diferença significativa: ela virou símbolo da proteção à natureza. Como é uma espécie mais carismática , é mais fácil trabalhar a consciência ao redor dela do que da onça, por exemplo, que, vez ou outra, abate o gado de um fazendeiro.
Avá-Canoeiro (também conhecido como Canoeiro, Carijó, Índios Negros ou Cara-Preta) é um povo indígena brasileiro. Falam uma língua da família Tupi-Guarani. Os Avá-Canoeiro, como a maioria dos povos indígenas do Brasil, têm sua história marcada por massacres e uma quase extinção da etnia.
Outros nomes de origem indígenaarapuca (do tupi wira-púka)biboca (do tupi ymby-mbóka)caboclo (do tupi kara iwa)caipora (do tupi kaa-póra)carioca (do tupi kariwóka)catapora (do tupi tata-póra)cumbuca (do tupi kui mbuka)curumim (do tupi kunumín)
Significado de Arara
substantivo feminino Nome de diversas aves trepadoras de grande porte, que se destacam pelo colorido muito vivo, em geral vermelho, amarelo e azul, e por falarem, embora não tão bem quanto os papagaios. Têm bico muito grande, curvo e forte.
O que é piedade segundo a Bíblia?
Pode colocar papel alumínio na fritadeira elétrica?
Quem não pode tomar água com limão?
O que diz o Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005?
Quanto é o salário do Estagiário do Banco Santander?
Como é o nome Gabriela em hebraico?
Quantas vezes posso usar a agulha da caneta de insulina?
Porque o ensino presencial é melhor?
Quais os sintomas de CPK alto?
Quantos ganhadores acertaram a Quina de São João?
Quanto tempo é o bloqueio temporário do Bilhete Único?
O que acontece se não tratar a rinite?