Nascido em São Paulo, Mário de Andrade (1893-1945) foi romancista, poeta, contista, cronista, crítico de literatura e de arte, fotógrafo, musicólogo e estudioso do folclore brasileiro.
Um grande estudioso do folclore nacional foi Luís da Câmara Cascudo, nascido em Natal, no Rio Grande do Norte em 1898 e autor de mais de 150 livros. ... O folclore, em especial a partir do século 20, serviu de base para a produção da arte culta brasileira.
Na década de 1940, Cascudo publicou mais três obras importantes: Antologia do folclore brasileiro (1943), Geografia dos mitos brasileiros (1947) e Os holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Na década de 1950, seu trabalho mais lido e comentado veio a público, o famoso Dicionário do folclore Brasileiro (1951).
O Boitatá pode ser uma explicação mágica para o fogo-fátuo. A versão que predominou foi a do Rio Grande do Sul.
As tramas dos escritores Christopher Kastensmidt, Samir Machado de Machado e Enéias Tavares seguem uma vertente cada vez mais em voga do romance de época nacional: misturar História e ficção fantástica, dando destaque a elementos do folclore nacional.
33 curiosidades que você vai gostar
Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. Além de criar personalidades, Lobato foi responsável por popularizar personagens do folclore para suas histórias, enriquecendo e ressaltando a cultura nacional.
Cuca, Saci, Curupira: conheça personagens do folcore que aparecem em Cidade invisível Boto-cor-de-rosa. Boto-cor-de-rosa Foto: Reprodução. ... Corpo-Seco. Corpo-Seco Foto: Reprodução. ... Cuca. Cuca Foto: Reprodução. ... Curupira. Curupira Foto: Reprodução. ... Iara. Iara Foto: Reprodução. ... Saci-Pererê Saci-Pererê Foto: Reprodução. ... Tutu.
Esta lenda oriental da borboleta azul conta que muitos anos atrás um homem ficou viúvo e teve que se responsabilizar por suas duas filhas. As duas meninas eram muito curiosas, inteligentes e sempre tinham o desejo de aprender. Constantemente lançavam perguntas ao pai para satisfazer sua fome pelo saber.
Noutras versões, a caipora é descrita como sendo um homem baixo, de pele escura e muito peludo. Ele surge montado num porco do mato e sempre tem uma vara consigo. Ainda existem versões em que a Caipora tem semelhança com o Saci-Pererê e anda numa perna só. Em outras, ela tem os pés voltados para trás igual ao Curupira.
É lícito a pessoa gravar a própria conversa STJ?
Como preencher RRT de cargo e função no CAU?
É imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil?
Qual foi o dia que Deus fez o homem?
Qual o poder da fruta do Shanks?
Como utilizar o aquecedor solar no inverno?
Qual a diferença entre um celular bloqueado e desbloqueado?
Quem tem direito sobre o muro?
Porque não deve dar água para acidentado?
O que fazer em Foz do Iguaçu em 2021?
Quais as principais dificuldades de escoamento da produção?
Qual o valor da comissão da Natura?
Onde Paulo estava quando escreveu 1 Coríntios?
Como funciona o investimento no banco C6?