Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria de Déa e, após sua morte, Maria Bonita, foi uma cangaceira brasileira, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Maria Bonita e Lampião
As mulheres que aderiam ao cangaço tinham que se adaptar à nova vida, sem chance para arrependimento. Levavam uma vida de nômade, muitas vezes mal alimentadas, tendo que caminhar quilômetros sob o sol e a chuva, além de enfrentar os combates violentos contra as forças policiais.
A baiana Maria Gomes de Oliveira era chamada desde a infância de Maria de Déa, em referência a sua mãe. Nem a família nem o bando de Lampião a tratavam por Maria Bonita, apelido que só se difundiu após sua morte.
■ Maria Bonita
É uma entidade que trabalha na irradiação da orixá Oxum. Oxum é a senhora do amor, do ouro e da beleza, do trabalho das Baianas. Nessa linha de atuação é um trabalho voltado a ajudar pessoas a equilibrar o amor em suas vidas, atrair a prosperidade e também na concepção da vida.
Gravidez e morte
Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, após um ataque surpresa de policiais ao local de esconderijo do bando, na fazenda Angicos, no sertão de Sergipe. Ela foi baleada e não resistiu.
27 curiosidades que você vai gostar
A emboscada que deu fim às vidas de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros completa 83 anos nesta quarta-feira (28). Eles morreram em combate com a polícia alagoana, numa emboscada armada pelos policiais na qual os 11 foram mortos, no município de Poço Redondo, em Sergipe.
27 de julho de 1938 - Bando de Lampião é atacado por volante, com morte de onze cangaceiros incluindo Lampião e Maria Bonita.
NOMES CONHECIDOS DESTA LINHA: LAMPIÃO, ZÉ CORISCO, ZÉ FAÍSCA, ZÉ BENTO, ZÉ DA RONDA, ZÉ FERINO, SEVERINO, ZÉ BAIANO, ZÉ DO COCO, ZÉ COQUINHO, MARIA BONITA, MARIA DA CONCEIÇÃO, MARIA DAS GRAÇAS, SEVERINA DO COCO ENTRE OUTROS.
Maria Bonita entrou para o cangaço por vontade própria, mas não foi o caso de boa parte das mulheres cujas vidas acabaram atreladas aos cangaceiros. Muitas eram raptadas, violentadas e sofriam todo tipo de violência.