Quem julga a ADPF?

Pergunta de Matilde Camila Matias de Magalhães em 31-05-2022
(37 votos)

A arguição de descumprimento de preceito fundamental tem previsão no artigo 102, § 1º, da Constituição Federal de 1988, que diz o seguinte: "a arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei".

Quem julga ADPF de lei municipal?

A ADPF - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental como instrumento de controle concentrado para declaração pelo STF da constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal.


Quem são as partes em uma ADPF?

As partes legitimadas para propor a argüição de descumprimento de preceito fundamental serão os legitimados para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) sendo: a) o Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados; d) a Mesa de Assembléia Legislativa; e) o Governador de ...

Quem pode propor ADI ADC e ADPF?

Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...

Qual é a finalidade da ADPF?

É chamada de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) a ação destinada a evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público (união, estados, Distrito Federal e municípios), incluído neste rol os atos anteriores à promulgação da Constituição Federal.

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF (Direito Constitucional) - Resumo Completo


37 curiosidades que você vai gostar

O que é o que é ADPF?

Ação proposta ao Supremo Tribunal Federal com o objetivo de evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do poder público.

Qual o objeto da ação declaratória de constitucionalidade?

Busca-se por meio desta ação declarar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. O objeto da referida ação é lei ou ato normativo federal. O órgão competente para apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidade é o STF de acordo com o artigo 102, I, a, da Constituição Federal de 1988.

Quem são os legitimados para propor a ADI?

Como legitimados universais: a) Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados, d) o Procurador-Geral da República; e) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; f) partido político com representação no Congresso Nacional.

Quem são os legitimados para propor ADC?

Atualmente, podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal: o presidente da República; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa do Senado Federal; e o procurador-geral da República.



Outras questões

Como preparar caroço de abacate para artrite?

Como Montar uma vitrine de doceria?

Como ser um feirante em Curitiba?

Como sacar o cashback do AME?

Como fazer uma planilha de casamento?

Como usar um cartão de crédito de outra pessoa?

Qual a versão gratuita do Word?

Como digitar no celular com unhas grandes?

O que significa Cartão Presente?

Como usar Bob para alisar o cabelo?

Como começar a ler ficção científica?

Como escrever o caderno da gratidão?

Como usar o cartão virtual do Banco do Brasil?

Qual é o melhor sorvete do mundo?

Como fazer a leitura de um rótulo?

Como tirar a segunda via do papel da Cagece?

Quanto que é o salário de um oficial de justiça?

Como eu faço para pesquisar no Google?

Como se tornar um super vilão?

Como tirar rímel dos cílios caseiro?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com