Quem julga a ADPF?

Pergunta de Matilde Camila Matias de Magalhães em 31-05-2022
(37 votos)

A arguição de descumprimento de preceito fundamental tem previsão no artigo 102, § 1º, da Constituição Federal de 1988, que diz o seguinte: "a arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei".

Quem julga ADPF de lei municipal?

A ADPF - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental como instrumento de controle concentrado para declaração pelo STF da constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal.


Quem são as partes em uma ADPF?

As partes legitimadas para propor a argüição de descumprimento de preceito fundamental serão os legitimados para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) sendo: a) o Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados; d) a Mesa de Assembléia Legislativa; e) o Governador de ...

Quem pode propor ADI ADC e ADPF?

Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...

Qual é a finalidade da ADPF?

É chamada de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) a ação destinada a evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público (união, estados, Distrito Federal e municípios), incluído neste rol os atos anteriores à promulgação da Constituição Federal.

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF (Direito Constitucional) - Resumo Completo


37 curiosidades que você vai gostar

O que é o que é ADPF?

Ação proposta ao Supremo Tribunal Federal com o objetivo de evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do poder público.

Qual o objeto da ação declaratória de constitucionalidade?

Busca-se por meio desta ação declarar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. O objeto da referida ação é lei ou ato normativo federal. O órgão competente para apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidade é o STF de acordo com o artigo 102, I, a, da Constituição Federal de 1988.

Quem são os legitimados para propor a ADI?

Como legitimados universais: a) Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados, d) o Procurador-Geral da República; e) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; f) partido político com representação no Congresso Nacional.

Quem são os legitimados para propor ADC?

Atualmente, podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal: o presidente da República; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa do Senado Federal; e o procurador-geral da República.



Outras questões

Como funciona o chiller de absorção?

Qual tamanho ideal de piscina para 20 pessoas?

O que se aprende na faculdade de Gastronomia?

Qual a importância da manutenção do pH do sangue humano?

O que acontece se eu não for para o Exército?

O que acontece se tomar 5 laxantes?

Quantas células morrem?

Como saber se o pagamento foi aprovado no Mercado Pago?

Quanto tempo para tirar passaporte e visto americano?

Quais são os tipos de parasitas?

Quem pode decretar intervenção estadual?

Qual tipo de compressa para dor no pé?

Quem faz a exceção da verdade?

Para que serve o adubo 18 18 18?

Como ser elegante e atraente?

Como identificar os pontos cardeais no Google Maps?

O que mudou na NR 7 2022?

O que faz uma pessoa formada em magistério?

Qual é o valor absoluto de 9?

Quanto ganham os 1% mais ricos do Brasil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com