Quem julga a ADPF?

Pergunta de Matilde Camila Matias de Magalhães em 31-05-2022
(37 votos)

A arguição de descumprimento de preceito fundamental tem previsão no artigo 102, § 1º, da Constituição Federal de 1988, que diz o seguinte: "a arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei".

Quem julga ADPF de lei municipal?

A ADPF - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental como instrumento de controle concentrado para declaração pelo STF da constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal.


Quem são as partes em uma ADPF?

As partes legitimadas para propor a argüição de descumprimento de preceito fundamental serão os legitimados para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) sendo: a) o Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados; d) a Mesa de Assembléia Legislativa; e) o Governador de ...

Quem pode propor ADI ADC e ADPF?

Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...

Qual é a finalidade da ADPF?

É chamada de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) a ação destinada a evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público (união, estados, Distrito Federal e municípios), incluído neste rol os atos anteriores à promulgação da Constituição Federal.

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF (Direito Constitucional) - Resumo Completo


37 curiosidades que você vai gostar

O que é o que é ADPF?

Ação proposta ao Supremo Tribunal Federal com o objetivo de evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do poder público.

Qual o objeto da ação declaratória de constitucionalidade?

Busca-se por meio desta ação declarar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. O objeto da referida ação é lei ou ato normativo federal. O órgão competente para apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidade é o STF de acordo com o artigo 102, I, a, da Constituição Federal de 1988.

Quem são os legitimados para propor a ADI?

Como legitimados universais: a) Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados, d) o Procurador-Geral da República; e) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; f) partido político com representação no Congresso Nacional.

Quem são os legitimados para propor ADC?

Atualmente, podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal: o presidente da República; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa do Senado Federal; e o procurador-geral da República.



Outras questões

Como saber se minha placa mãe aguenta mais memória RAM?

Como se trabalha intensidade nos exercícios de alongamento?

Que está sempre pronto a fazer favores?

Como fazer transferência de ângulo?

Como saber se você tem personalidade forte?

O que é ser esperto?

Quanto ganha um professor de enfermagem na Uninove?

Pode trancar a lança de São Jorge?

Como ser uma pessoa bem vestida?

Como se tornar uma pessoa engraçada e divertida?

Como se transferir para UFPR?

Como me tornar um vendedor online?

Quais as vantagens e desvantagens do home office?

Como ser um cara que todo mundo gosta?

Qual equipamento que transforma a energia cinética em energia elétrica?

Como separar as sílabas de curioso?

Qual o nome do filme que tem o Coringa e Alerquina?

Como separar as publicações do Instagram?

Como explicar uma PCA?

Como se separa as sílabas de maligno?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com