Johann Strauss (filho) (1825-1899) foi um importante músico, compositor e regente austríaco. É o autor da famosa obra clássica, a valsa “Danúbio Azul”. Recebeu a glorificação popular com o título de “O Rei da Valsa”.
Mas o compositor mais expoente no estilo das valsas é, sem dúvida, Johann Strauss Filho. A produção do compositor vienense, que viveu no século XIX, foi tão intensa que inclui cerca de 500 obras. Por isso, e nada mais justo, é o título atribuído a Strauss de “Rei da Valsa”.
Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel.
História Hoje: Há 193 anos, nascia Johann Strauss, compositor da valsa Danúbio Azul.
Há 155 anos, o austríaco Johann Strauss II compôs a valsa que se tornou a mais famosa do mundo: Danúbio Azul. Por sua popularidade, se tornou uma espécie de hino não-oficial da Áustria. No Brasil, a composição embala as festas de 15 anos.
31 curiosidades que você vai gostar
Johann Strauss Jr. deixou mais de 479 obras, entre valsas, polacas, operetas etc., com destaque para “Danúbio Azul” (1867), “Tritsch Tratsch” (1858), “Valsa do Imperador” (1860) e “Vozes da Primavera” (1883).
Antes de se tornar a valsa vienense do concerto de Ano Novo e até mesmo o hino não oficial da Áustria, o “Danúbio Azul” foi uma obra encomendada, a primeira composição vocal escrita por Johann Strauss Jr. Sua estreia ocorreu em Viena no dia 15 de fevereiro de 1867.
O maior compositor de Valsas, considerado o “rei das valsas” foi o vienense Johann Strauss II. Dentre suas obras primas, destaca-se o Danúbio Azul. Outros músicos de renome internacional, como Weber, Chopin, Ravel e Brahms têm Valsas em seus repertórios.
Danúbio azul é uma peça para orquestra que acabou mais identificada com a Áustria do que o próprio hino nacional do país. A valsa tornou-se tão popular que, tanto na Alemanha quanto no Brasil, consagrou-se chamá-la abreviadamente.
Mas, foi a partir do século XX, que a valsa ganhou força e passou a adquirir uma característica mais brasileira, principalmente nas mãos de compositores populares e de choro, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, entre outros.
Muito presente em bailes de debutantes e casamentos, a valsa é um estilo de música e dança caracterizado pelo compasso ternário, ou seja, pela sequência de três marcações, a primeira mais forte e as duas outras mais fracas.
Coreografia Valsa Vienense. Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança.
O maior compositor de valsas, considerado o “rei das valsas” foi o vienense Johann Strauss II. Dentre suas obras primas, destaca-se o Danúbio Azul. Outros músicos de renome internacional, como Weber, Chopin, Ravel e Brahms têm valsas em seus repertórios.
O que é a Valsa:
A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida quer dizer “dar voltas”.
ramo m (plural: ramos m) Ich kaufte meiner Freundin einen Strauß Blumen. Eu comprei um ramo de flores para a minha namorada.
A estaca strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (também denominada piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada.
A história das valsas vienenses
A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.
É caracterizada por um passo, um deslizamento e outro passo — no tempo 3/4 (três por quatro). A valsa, com seus pares que giram abraçados, inicialmente chocou a sociedade formal. No século XIX, contudo, ela se tornou a dança de salão preferida e manteve sua popularidade no século XX. Casais dançando valsa em Viena.
O Bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento.
Tipos de dançaBalé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ... Dança contemporânea. ... Jazz. ... Sapateado. ... Samba. ... Forró ... Dança de rua. ... Dança de salão.
Segundo a primeira teoria, uma das primeiras danças no ritmo 3/4 (compasso ternário) foi uma dança campestre da região de Provence, no sudeste da França, perto da divisa com a Itália. Segundo a edição do jornal parisiense “La Patrie” de 17 de Janeiro de 1882, tal dança é datada de 1559.
São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua.Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. ... Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento.Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.
Como fazer compressa com açafrão?
Qual a proporção de esterco de galinha e terra?
Como preparar a terra para o plantio de quiabo?
Como fazer o chá da folha do bambu?
O que deve conter na ficha cadastral da empresa?
O que pode ser uma alteração no exame preventivo?
Para que serve o chá da folha de tamarindo?
Para que serve o chá das folhas da acerola?
Como ganhar no jogo de canastra?
Como fazer chá de urucum para diabete?
Como fazer chá de boldo baiano?
Como cozinhar uma estrela do mar?
Como fazer o chá da folha de insulina?
Qual os benefícios do chá da folha da goiaba?