Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.
Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. ... A concordância nominal se baseia na associação entre o substantivo e as palavras que o caracterizam, sendo que esse adjetivo é chamado de adjunto adnominal e o substantivo é o núcleo da oração.
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Concordância nominal
Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Ex.: Dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta.
Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
A concordância pode ser de dois tipos: concordância nominal e concordância verbal.
Regras de Concordância Nominal 1. Adjetivo e um substantivo. O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema!
Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.
Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. A concordância do adjetivo ocorre de acordo com as seguintes regras gerais: 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. Por exemplo: As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.
Em que devemos basear nossas escolhas para buscar termos uma boa vida?
Como nos relacionamos com o tempo compositor de destinos?
Qual a origem do nome do bairro Realengo?
Como é a relação da nossa sociedade com a natureza?
Como seu corpo reage ao alongamento?
Por que a doença teníase é conhecida como solitária?
Como neutralizar ácido fórmico?
O que fazer depois de vomitar?
Como minimizar e diminuir os impactos ambientais Brainly?
Como saber se passei na prova prática do Detran GO?
Como se proteger da radiação beta?
Como saber resultado da perícia federal?
Como determinar o elemento que oxida e reduz?
Como saber o que o meu gato fala?