René Gerónimo Favaloro (La Plata, 12 de julho de 1923 - Buenos Aires, 29 de julho de 2000) foi um cirurgião e educador argentino, conhecido por ter realizado a primeira cirurgia de ponte de safena do mundo.
O primeiro caso de intervenção cirúrgica no coração é atribuído a Ludwing Rehn, que, em setembro de 1896, suturou com sucesso um ferimento cardíaco. O paciente era um rapaz de 20 anos com uma laceração de 1,5 cm na face anterior do coração, que foi corrigida com três pontos separados de seda.
Foi criada em 1967, nos Estados Unidos, pelo cirurgião cardiovascular Rene Favaloro. Desde então, a técnica da cirurgia de ponte de safena se desenvolveu e se popularizou pelo mundo todo. Consolidou-se como um tratamento seguro, de baixo risco e extremamente eficiente para o tratamento da insuficiência coronariana.
A primeira cirurgia do mundo: como começou a história da cirurgia? Historiadores e pesquisadores da área afirmam que a história da cirurgia começou muitos anos antes de Cristo. Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C.
Em 1966, o cirurgião EDWARD E. MASON, da Universidade de Iowa, desenvolveu o bypass gástrico. O médico utilizou grampos cirúrgicos para criar uma partição entre o estômago superior, de forma a reduzir a ingestão de alimentos.
João ainda não sabia de quem era seu coração, como declamou a Folha em manchete de , três dias depois de ter sido submetido ao primeiro transplante do órgão no Brasil e na América Latina, no Hospital das Clínicas da USP. João era João Ferreira da Cunha, mas entrou para a história como João Boiadeiro.
Em 26 de março de 1968, o Professor E. J. Zerbini, de forma pioneira no Brasil e na América do Sul, realizou em humano, em São Paulo, o primeiro transplante cardíaco homólogo ortotópico com sucesso. Delmont Bittencourt foi o cirurgião que retirou o coração do doador.
O primeiro transplante bem sucedido de órgãos aconteceu em 1954, em Boston (EUA), quando o Dr. Joseph E. Murray realizou um transplante de rins entre dois gêmeos idênticos no Hospital Brigham and Women.
A cirurgia revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena, é uma das cirurgias mais realizadas em todo mundo. Ela é indicada em situações onde existem obstruções (entupimentos) importantes nas artérias do coração, conhecidas como artérias coronárias.
A primeira ponte romana teria sido construída no Tibre no ano 621 a.C. e foi chamada de Pons Sublicius ("ponte das Estacas"). É no século III a.C. que os romanos começam a se dedicar à construção de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas técnicas de construção e projecto nunca antes visto e dificilmente superado nos mil anos seguintes.
Estas pontes foram construídas em arco, vigas recticuladas (cantiléver) e suspensão. Foram desenvolvidas novas técnicas para a construção de fundações recorrendo ao uso de cilindros metálicos em ferro que eram pressurizados e afundados nos locais de construção dos pilares das pontes.
É também nesta época que começam a aparecer pontes com as mais diferentes finalidades: militares, comerciais, residenciais ou mesmo espirituais. A grande contribuição da idade média para a técnica das pontes é a diversificação dos arcos de suporte que passam a incluir os arcos ogivais, não só mais elegantes, como mais seguros e fáceis de construir.
A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do século IX a.C. A primeira ponte romana teria sido construída no Tibre no ano 621 a.C. e foi chamada de Pons Sublicius ("ponte das Estacas").
Como controlar a corrente elétrica?
Pode tomar dois ibuprofeno de 300?
Qual a diferença entre virulência e patogenicidade?
O que fazer para ter sorte na passagem de ano?
Como saber quantos km andei pelo Google?
O que significa não pude me conter?
O que o mês de março representa?
Quais os pecados que padre não pode perdoar?
Quando ocorre a responsabilidade subsidiária?
Como era feita a extração do látex?
De quem é a responsabilidade de manter as calçadas?
Como tratar conjuntivite de coelho?