MARGARIDA (Lilian Lemmertz) – Mãe de Tânia (Lídia Brondi), falecida, ex-mulher de Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Aparece em flashbacks.
Viúva Porcina (Regina Duarte) – Ignorante de berço, mas muito inteligente e intuitiva, especialmente para negócios vantajosos. Ganhou prestígio em Asa Branca com a história de que foi casada com Roque (José Wilker), a quem teria conhecido, quando trabalhava como balconista, em uma das viagens dele para vender santos.
Regina Duarte aceitou o desaforo e deu um tiro mortal na Viúva Porcina. Por uma dessas sacanagens que a história costuma aprontar. A novela Roque Santeiro entrou no ar no dia 24 de junho de 1985.
Na reta final, os dois cronistas já saboreavam a vitória do cavalo de Ulloa, que trazia três corpos de vantagem. Foi quando apareceu por fora um tordilho meio desajeitado, pule acima de 100 por um, conduzido por Rigoni. Os fãs do jóquei brasileiro começaram a gritar: “Dá–lhe Rigoni!
A SOFRIDA LULU
Muitos achavam que ela deveria dedicar-se à religião e entrar para um convento, mas ela acabou se casando com o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), e vive reprimida pelo marido.
20 curiosidades que você vai gostar
Tornou-se o herói de Asa Branca quando a cidade foi invadida por bandidos, que ocuparam a prefeitura, exigindo resgate. Todos fugiram, mas ele permaneceu, defendendo o ostensório da igreja. Por isso teria sido morto, e seu corpo jogado no rio.
Na sinopse original, o João Ligeiro era um homem que ficava grávido. O Dias Gomes, que é o criador da história e escreveu apenas os primeiros e os últimos capítulos da história, adorava esse tipo de personagem. Posteriormente se descobriria que ele era, na verdade, uma mulher que foi criada como homem...
Com passagens pelo teatro e cinema, foi na televisão, especialmente nas novelas, que Rui Rezende mostrou seu talento e caiu nas graças do público. Impossível não se lembrar do professor Astromar Junqueira, que virava lobisomem nas noites de lua cheia em “Roque Santeiro”, exibida pela Globo em 1985 e 1986.
Alguns atores do elenco original (de 1975) foram reescalados e puderam enfim interpretar seus papéis: Lima Duarte (Sinhozinho Malta), João Carlos Barroso (Jiló), Luiz Armando Queiróz (Tito) e Ilva Niño (Mina).
A cidade cenográfica de Roque Santeiro foi construída em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, aproveitando a vegetação local.
Pioneira da televisão brasileira e própria Globo, Lícia Magna geralmente é lembrada por seus papeis em Carinhoso e Roque Santeiro, entre outros. Morreu em 3 de julho de 2007, aos 98 anos, vítima de falência cardíaca.
O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, onde foi gravada uma conversa de Dias Gomes em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava ...
O personagem dele era o Felipe, que foi revivido por Edson Celulari na segunda versão da novela em 2012. Em Roque Santeiro (1985), o ator fez o personagem do Coronel Emerenciano Castor. Foi também o prefeito da cidade fictícia onde se passava Fera Ferida (1993), Feliciano Mota da Costa.
Dona Marcelina Magalhães (Wanda Cosmo) era a megera sogra de Sinhozinho Malta. Ela infernizava a vida do fazendeiro e sempre colocava a neta Tânia contra o pai, desconfiando que Sinhozinho matou a esposa, que seria sua filha, para poder se casar com a viúva Porcina.
No capítulo final, o público descobre que o professor, um dos homens mais cultos e misteriosos da cidade, é realmente o lobisomem. A Mulher de Branco era um dos principais mistérios de Santana do Agreste, cidade fictícia de Tieta, de 1989.
Lembrado eternamente pelo papel de Professor Astromar, o Lobisomem de Roque Santeiro, novela de 1985 recentemente disponibilizada pelo Globoplay, Rui Rezende volta à tela da Globo após 10 anos de ausência.
José Wilker - Roque Santeiro
Um dos personagens principais da trama também foi um dos nomes mais importantes da dramaturgia do Brasil. Wilker morreu em 2014, aos 64 anos, vítima de infarto.
José Wilker – Roque Santeiro
José Wilker foi Luis Roque Duarte, o Roque Santeiro. Ele morreu no dia 5 de abril de 2014, aos 67 anos, vítima de infarto. Sua última novela foi Amor à Vida, em 2013.
É que ele aparece apenas no capítulo 26 do folhetim, exibido em 24 de julho de 1985. Sua chegada icônica em Asa Branca é ao som de De Volta Para o Meu Aconchego, de Elba Ramalho.
Uma das novelas mais icônicas da televisão brasileira está de volta. Quem lembra da viúva Porcina e Sinhozino Malta? Saiba como assistir Roque Santeiro no Globoplay a partir do dia 21 de junho de 2021 e relembre os personagens da trama, que foi sucesso na década de 1980.
Top Model (1989 – 1990) - PUBLICIDADE - ... Vale Tudo (1988 – 1889) - PUBLICIDADE - ... O Rei do Gado (1996 – 1997) Ad. ... Laços de Família (2000 – 2001) ... Mulheres de Areia (1993) ... Kubanacan (2003 – 2004) – Novelas antigas da Globo. ... Torre de Babel (1998 – 1999)
O Bem-Amado é uma série de televisão brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 1980 e 1984. Originada da telenovela homônima exibida em 1973, foi escrita por Dias Gomes e dirigida por Régis Cardoso e Jardel Mello.
Qual o número ideal para deixar a geladeira?
Como usar blusa cropped com calça jeans?
Para que serve o óleo Bardahl B12?
Como escrever carta para vizinho barulhento?
Como usar máscara Desamareladora de cabelo?
O que neutraliza o ácido Fosforico?
Como usar o Bilhete Único no bicicleta?
Como usar corante Lipossoluvel?
Como habilitar BitLocker sem TPM?
Como iniciar a numeração no Word?
Para que serve o creme Nivea da lata azul?