Quem efetivamente pode pleitear a recuperação judicial e quais os seus requisitos?

Pergunta de Érika Martins em 30-05-2022
(33 votos)

Mas somente poderá requerer o benefício da recuperação judicial o empresário devedor que exerça regularmente as suas atividades há mais de 02 anos, além de atender aos seguintes requisitos: (i) não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí ...

Quem pode pleitear recuperação judicial?

Apenas empresários, sociedades e companhias aéreas podem pedir recuperação judicial. Não se enquadram em empresas que podem solicitar a recuperação judicial: empresas públicas; ... sociedades de capitalização e equiparadas.


Quem tem legitimidade para requerer a recuperação judicial?

"Só tem legitimidade ativa para o processo de recuperação judicial quem é legitimado passivo para o de falência. Isto é, somente quem está exposto ao risco de ter a falência decretada pode pleitear o benefício da recuperação judicial.

Quais são os requisitos para se recuperar?

São elas:Não estar falido ou, se já teve falência decretada anteriormente, todas as responsabilidades deverão estar extintas por sentença que não caiba recurso, ou seja, transitada em julgado.Não ter, nos últimos cinco anos, ingressado com outro processo de recuperação judicial.

O que é necessário para entrar em recuperação judicial?

4 – O que é feito durante a recuperação judicial? Durante a recuperação judicial, a empresa deve cumprir o estabelecido no plano. Enquanto isso, as operações da empresa seguem normalmente. A empresa precisa apresentar um balanço mensal para prestar contas ao juiz e aos credores sobre o andamento da empresa.

5 REQUISITOS PARA PLEITEAR RECUPERAÇÃO JUDICIAL - Direito Empresarial


35 curiosidades que você vai gostar

Qual o prazo máximo para o processo de recuperação judicial?

Quanto tempo dura o processo de recuperação judicial? Em regra, a recuperação judicial tem a duração de dois anos, conforme dispõe o artigo 61, da Lei nº 11.101/2005. Entretanto, esse período poderá ser estendido, caso essa necessidade seja demonstrada no plano de recuperação judicial.

Como é feito o plano de recuperação judicial?

O plano de recuperação judicial é o instrumento básico da recuperação judicial, corporificando as medidas que serão adotadas pelo empresário ou sociedade empresária devedora, para o soerguimento da empresa (atividade econômica organizada, destinada à produção ou circulação de bens ou serviços1) que passa por ...

Quais os instrumentos para recuperação de uma empresa?

Com relação aos procedimentos de insolvência nacional, ressalta-se a utilização de dois principais instrumentos, além do procedimento falimentar, para a superação da crise empresarial: a Recuperação Judicial e a Recuperação Extrajudicial de empresas.

Quais são as principais características da recuperação judicial?

77), as principais características da Recuperação Judicial são: Plano de Recuperação com diversas medidas de ordem financeira, jurídica, econômica e comercial; e • Intensa participação e fiscalização dos credores. Devedor, desde que se enquadre no conceito de Empresário ou Sociedade Empresarial.



Outras questões

Iphone nao aparece no itunes?

Qual o prazo para pagamento de rescisão aviso trabalhado?

Como colocar numero neperiano no excel?

Quantas páginas tem que ter o paper da Uniasselvi?

Demandam significado em portugues?

O que é arautos do evangelho?

Como escreve eu substituo?

É feriado dia 20 de novembro em Araçatuba?

Suscitaram o que é?

O que pode causar constipação intestinal?

Palavras que rimam com ciclovia?

Como usar Canto Lindo vias aéreas?

De qual característica o renascimento se desvinculou?

Qual é a fórmula para calcular o volume de um paralelepípedo?

O que é lecionada?

Por que porque porquê por quê?

O que é corrigirmos?

Qual é a principal característica dos animais endotérmicos?

Desflorestamento é o que?

Quais são as posições dos jogadores de vôlei?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com