(Figura 32); ▪ Aço eutetóide: apresenta microestrutura formada apenas pelo constituinte Perlita (Figura 33); e ▪ Aços hipereutetóides: apresentam microestrutura formada pelos constituintes Perlita e Cementita (Figura 34); Define-se: Matriz: é uma porção de matéria formada sempre pela fase contínua, interligada.
O aço hipoeutetóide apresenta uma porcentagem de carbono no aço na faixa de 0,008% a 0,76% de carbono . O aço hipereutetóide varia o teor de carbono entre 0,76% a 2,14%.
Já a ferrita proeutetóide é um tipo de ferrita que se forma em um ponto acima da temperatura eutetóide. Sendo assim, a maior diferença entre esses dois tipos de materiais está justamente em sua temperatura de formação.
A microestrutura é essencialmente martensítica, com ferrita alotriomórfica e ferrita bainítica (ou estrutura B2). Com relação à Figura 13a, observa-se uma pequena quantidade de ferrita no contorno austenítico (ferrita alotriomórfica), enquanto, na Figura 13b, destaca-se, além da martensita, a ferrita bainítica (aB).
O Aço eutetoide é uma solução sólida intersticial com teor de carbono de 0,76% em peso. O termo eutético se refere ao equilíbrio entre fases líquida e sólida. Nesse caso, usa-se o sufixo oide (= semelhante a) para indicar que o equilíbrio ocorre entre fases sólidas.
Reação eutetóide: reação em que uma fase sólida se transforma, no resfriamento, em duas outras fases sólidas distintas. Esta reação é normalmente representada pela seguinte forma: γ → α + β ; Reação peritetóide: reação em que duas fases sólidas se transformam, no resfriamento, em uma outra fase sólida distinta.
A microestrutura de um material compreende, em poucas palavras, tipicamente as diferentes fases e o modo como elas estão arranjadas. Um bom exemplo de arranjo é aquele apresentado pela perlita nas ligas Fe-C. A perlita não é uma fase, mas uma combinação geométrica das fases alfa e Fe3C (ferrita e cementita).
A ferrita começa a nuclear nos contornos de grão da austenita, ponto “B” e à medida que ocorre o resfriamento os grãos de ferrita crescem como mostra a microestrutura do ponto “C”. Essa ferrita é denominada de ferrita proeutetóide.
A perlita não é uma fase, mas uma combinação geométrica das fases alfa e Fe3C (ferrita e cementita). A perlita é um sanduíche formado por minúsculas camadas de ferrita e cementita. Quando não existe cementita (como no ferro 'puro' – Fe com teor de C < 0,004%) não há perlita; quando só há cementita, também.
Desenvolvimento da microestrutura de um aço hipoeutetóide Aços carbono ou baixa liga com menos de 0,77% de carbono são aços hipoeutetóides. ... Do campo α + γ para o α + Fe3C ocorre a transformação da austenita remanescente em perlita, logo temos ferrita e perlita, ponto “D”.
Por que a mistura se solidifica?
O que a Bíblia fala sobre a lei do homem?
Quais são as formas de clonar WhatsApp?
São princípios de uma boa imobilização de membros?
O que é preciso para fazer um quarto?
O que são indicadores de exemplo?
Como está a entrada de brasileiros na Argentina?
O que são fatores de produção exemplos?
É verdade que com 5 anos o nome sai do SPC?
Como comprar eletrodomésticos mais baratos?
Como é feita a classificação dos ácidos?
Quanto tempo de cardio para endomorfo?
Quem são os gigantes de Ragnarok?
O que motivou o surgimento dos sistemas operacionais servidores?
O que é preciso para entrar na USP?