Quem é o impetrante do mandado de segurança?

Pergunta de Beatriz Matilde Freitas de Coelho em 27-05-2022
(62 votos)

Impetrante é a pessoa física ou jurídica que ingressa com o mandado na Justiça. Impetrado é a “autoridade coatora”, ou seja, a autoridade que restringiu ou feriu o direito da pessoa que ingressa com a medida judicial.

Quem é o impetrante no mandado de segurança?

“Impetrar mandado de segurança” significa “requerer ordem judicial para assegurar o direito do autor”. “Impetrante” é aquele que requer o mandado; “impetrado”, a autoridade contra quem se pede a ordem judicial.


O que é impetrante é impetrado?

Impetrante: designa a pessoa que pede a ordem de habeas corpus; Impetrada: designa a autoridade a quem é dirigido o pedido; Coator: designa a pessoa que exerce ou ameaça exercer o constrangimento; Detentor: designa a pessoa que detém o paciente.

Quais são as partes do mandado de segurança?

Em uma ação de mandado de segurança, devem figurar as seguintes partes obrigatórias:impetrante (titular do direito);impetrado (autoridade coatora);Ministério Público (parte autônoma).

Para quem é dirigido o mandado de segurança?

Em resumo, se há ordem direta e específica da autoridade hierarquicamente superior para a prática do ato, é contra esta que deve ser endereçado o mandado de segurança; diferentemente, se a autoridade inferior pratica o ato por simples recomendação da autoridade superior, aquela é a autoridade coatora.

TUDO SOBRE AS PARTES NO MANDADO DE SEGURANÇA


41 curiosidades que você vai gostar

Em que casos cabe o mandado de segurança?

Assim como todos os remédios constitucionais, o mandado de segurança pode ser acionado por qualquer cidadão que acredite que algum direito seu foi violado, ou que tenha motivos razoáveis para acreditar que seus direitos serão violados. Por outro lado, não é uma ação gratuita, tal como o habeas corpus e o habeas data.

Quem é a autoridade coatora no mandado de segurança INSS?

4.2) Qual a autoridade coatora em MS contra o INSS? O art. 6º, §3º da Lei n. 12.016/2009 dispõe que considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática.

O que constitui o objeto do mandado de segurança?

O mandado de segurança tem como objeto “[…] a correção de ato de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público, comissivo ou omissivo […]” [10] ,devido pela ilegalidade ou por abuso de poder, ofensivo a direito liquido e certo, individual.

Quem é o sujeito ativo no mandado de segurança?

Dentre os conceitos e terminologias próprias dessa especial ação, tem-se, na esfera processual, a figura do "impetrante" e a do "impetrado". Aquele é o autor, o sujeito ativo, a pessoa física ou jurídica titular de direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data.



Outras questões

O que significa firmware?

O que é textura lisa?

O que falta em cidades pequenas?

O que são opções europeias?

Que é filantropia?

Com quantas semanas o bebe mexe?

O que é massa molar de um gás qualquer?

Pode ter câmera com áudio no local de trabalho?

O que é uma abordagem interdisciplinar?

O que é contato eventual?

O que é o princípio da imparcialidade?

Qual signo que combina com virgem?

Quanto custa para registrar um bebe?

Quanto custa para tirar o passaporte brasileiro?

Qual é o signo de Marília Mendonça?

O que é perverso?

Quem concede CDC?

O que é um moderador em um debate?

Quem tem PS4 pode jogar online com quem tem PS5?

Quanto tempo demora para secar a massa do dente?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com