Quem é o impetrante do mandado de segurança?

Pergunta de Beatriz Matilde Freitas de Coelho em 03-10-2025
(62 votos)

Impetrante é a pessoa física ou jurídica que ingressa com o mandado na Justiça. Impetrado é a “autoridade coatora”, ou seja, a autoridade que restringiu ou feriu o direito da pessoa que ingressa com a medida judicial.

Quem é o impetrante no mandado de segurança?

“Impetrar mandado de segurança” significa “requerer ordem judicial para assegurar o direito do autor”. “Impetrante” é aquele que requer o mandado; “impetrado”, a autoridade contra quem se pede a ordem judicial.


O que é impetrante é impetrado?

Impetrante: designa a pessoa que pede a ordem de habeas corpus; Impetrada: designa a autoridade a quem é dirigido o pedido; Coator: designa a pessoa que exerce ou ameaça exercer o constrangimento; Detentor: designa a pessoa que detém o paciente.

Quais são as partes do mandado de segurança?

Em uma ação de mandado de segurança, devem figurar as seguintes partes obrigatórias:impetrante (titular do direito);impetrado (autoridade coatora);Ministério Público (parte autônoma).

Para quem é dirigido o mandado de segurança?

Em resumo, se há ordem direta e específica da autoridade hierarquicamente superior para a prática do ato, é contra esta que deve ser endereçado o mandado de segurança; diferentemente, se a autoridade inferior pratica o ato por simples recomendação da autoridade superior, aquela é a autoridade coatora.

TUDO SOBRE AS PARTES NO MANDADO DE SEGURANÇA


41 curiosidades que você vai gostar

Em que casos cabe o mandado de segurança?

Assim como todos os remédios constitucionais, o mandado de segurança pode ser acionado por qualquer cidadão que acredite que algum direito seu foi violado, ou que tenha motivos razoáveis para acreditar que seus direitos serão violados. Por outro lado, não é uma ação gratuita, tal como o habeas corpus e o habeas data.

Quem é a autoridade coatora no mandado de segurança INSS?

4.2) Qual a autoridade coatora em MS contra o INSS? O art. 6º, §3º da Lei n. 12.016/2009 dispõe que considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática.

O que constitui o objeto do mandado de segurança?

O mandado de segurança tem como objeto “[…] a correção de ato de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público, comissivo ou omissivo […]” [10] ,devido pela ilegalidade ou por abuso de poder, ofensivo a direito liquido e certo, individual.

Quem é o sujeito ativo no mandado de segurança?

Dentre os conceitos e terminologias próprias dessa especial ação, tem-se, na esfera processual, a figura do "impetrante" e a do "impetrado". Aquele é o autor, o sujeito ativo, a pessoa física ou jurídica titular de direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data.



Outras questões

Qual o melhor horário para pescar camarão?

Quem é a namorada do Gregory kessey?

Porque o Click Jogos acabou?

Qual é a importância do Brasil para o mundo?

O que o intestino tem a ver com a imunidade?

O que é Singer na cozinha?

Qual a cidade mais desenvolvida do Paraná?

Qual é o animal mais amado do mundo?

Como fazer uma declaração de conclusão do Ensino Médio?

Como fazer denúncia anônima para o Ibama?

Como saber se um geminiano gosta de você?

Como funciona a reabertura da CAT?

Como salvar DCTF em PDF?

O que é elaboração de budget?

São funções do intestino grosso?

Qual o maior crustáceo do mundo?

O que fazer para motivar uma pessoa?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com