Filantropia vem do grego φίλος e άνθρωπος, e significa "amor à humanidade". O seu antônimo é a misantropia.
O CONCEITO
Na prática, a filantropia é associada a organizações e pessoas que dedicam tempo e recursos em ações e projetos solidários e/ou de grande relevância social. São ações que partem do sentimento filantropo, de amor à humanidade, e que oferecem ajuda a quem precisa, sem pedir nada em troca.
Filantropia é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos. Doações de roupas, comida, dinheiro e demais ações de caridade são alguns exemplos.
Doar sem esperar retorno é um dos principais conceitos da filantropia, as instituições filantrópicas ou filantropos abraçam causas sociais e doam tempo, dinheiro e agem para mudar e ajudar a construir as ideias em que acreditam. "A origem da palavra filantropia é grega, da época de Platão (347 A.C.).
Essas instituições são privadas, sem fins lucrativos, mas são contratadas pelos gestores públicos para prestarem serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS). ... Grande parte dos hospitais filantrópicos atende pelos planos de saúde existente no país e também presta serviço aos pacientes de forma particular.
34 curiosidades que você vai gostar
Isso significa que, no primeiro caso, é preciso o pagamento direto ou ser cliente de um plano de saúde para conseguir atendimento. Já o segundo é o que chamamos de hospital filantrópico, que também são instituições privadas, mas contratadas pelo sistema público para prestar atendimento ao SUS.
O Hospital Beneficente é um hospital destinado a beneficiar uma determinada instituição de caridade ou um grupo de pessoas necessitadas. Ao contrário de hospital filantrópico que não cobra pelos seus serviços, o hospital beneficente usa os seus lucros para ajudar a quem necessita.
Para ser reconhecida como filantrópica pelos órgãos públicos, a entidade precisa comprovar ter desenvolvido, no mínimo pelo período de três anos, atividades em prol aos mais desprovidos, sem distribuir lucros e sem remunerar seus dirigentes.
As instituições filantrópicas são entidades sem fins lucrativos, com o objetivo de propagar ações de interesse público, que podem envolver áreas como saúde e educação. ... “Seja na Saúde ou na Educação, as instituições filantrópicas representam um importante papel no atendimento ao cidadão.
Qual hidratante usar depois da depilação a laser?
O que é conhecimento a priori na filosofia?
Como conseguir uma internação pelo SUS?
Como as emoções geram doenças?
Quanto tempo dura um pesadelo?
O que pode substituir o óleo de soja?
Quais as verduras para baixar o colesterol?
Quanto é a multa por sonegação?
Quanto de refrigerante por pessoa churrasco?
Quais são os fundamentos da responsabilidade fiscal?
Qual a vitamina que melhora o humor?
O que é o objetivo do controle social?
Quais são as preliminares da petição inicial trabalhista?
Como calcular o peso de uma mala de viagem?