A mesma autora relata que Philip Jackson foi o primeiro teórico e educador americano a utilizar esta expressão “currículo oculto”, fazendo referências às características subjetivas e estruturais do ambiente de aula que contribuem ou influenciam no processo de educação enquanto socialização tornando evidente, a co- ...
O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor (MOREIRA; SILVA, 1997).
Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).
O currículo oculto pode ser considerado uma categoria de análise da teoria crítica gerando subcategorias: subjetividade, identidade, gênero, raça, sexualidade e cultura.
O currículo age “como um instrumento que tem a capacidade de estruturar a escolarização, a vida nos centros educacionais e as práticas pedagógicas, pois dispõe, transmite e impõe regras, normas e uma ordem que são determinantes” (SACRISTÁN, 2013, p. 18, grifo meu).
38 curiosidades que você vai gostar
Em sua origem, o currículo signifi cava o território demarcado e regrado do conheci- mento correspondente aos conteúdos que professores e centros de educação deveriam co brir; ou seja, o plano de estudos proposto e imposto pela escola aos professores (para que o ensinassem) e aos estudantes (para que o aprendessem).
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
O currículo oculto é interpretado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor vindas da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e nas experiências e práticas divididas na escola.
O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. ... O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.
Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Em vista disso, faremos a discussão de cada uma delas para assim compreendermos a relação entre o currículo e os processos de ensino-aprendizagem.
1. Currículo oculto. Aquilo que não está programado, planejado para a aula e que se faz necessário trabalhar com os alunos. Exemplo:valores, ética, bons costumes,algum problema que surgiu na classe, no bairro, na cidade,etc.
O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. ... E, nesse sentido, instaurar a democracia e os debates na sala de aula e em toda a escola, para a transformação de uma comunidade democrática.
O currículo é de grande importância no ambiente escolar, é um dos documentos que orienta o trabalho do educador.
...
Existem três tipos de manifestações de currículo:Currículo Formal (prescrito);Currículo Real (em ação);Currículo Oculto (implícito).
O currículo regulamentado sofre a influência do poder público, o planejado, de instâncias externas à escola e dos docentes, o organizado, do entorno da escola, o em ação, dos conhecimentos escolares, crenças, valores morais e sociais, e, finalmente, o avaliado, pela sociedade, pelo mercado, pelo poder público, e também ...
O currículo inclui tudo o que será ensinado, não apenas a teoria. E, sim, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que os estudantes vão aprender em cada aula. Resumindo, é uma ferramenta de ligação entre escola, cultura e sociedade.
O currículo formal serve como uma espécie de roteiro/manual para os professores se orientarem diante da pratica pedagógica, estabelece metas a serem cumpridas para alcançar um objetivo final.
O currículo formal ou oficial é aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais divulgados pelo Ministério da Educação, as propostas curriculares dos Estados e Municípios.
Níveis de currículo escolar: formal, real e oculto.
CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.
O currículo é de suma importância para a vida e para o planejamento do docente, pois é o currículo que possibilita ao professor uma organização fixa dos conteúdos e das atividades de forma clara, crítica, autônoma, reflexiva, ativa e democrática no contexto escolar, sendo o currículo, um recurso em prol ao ensino- ...
O Curso de Formação de Professores do Campo pode ser um meio de di- fusão cultural e de formação do indivíduo que poderá contribuir para formar identidades individuais e sociais daí a importância do currículo, pois ele pode viabilizar a construção de conhecimentos e saberes dos sujeitos do processo de formação, ...
saber produzir os conhecimentos a serem ensinados, para serem mais que animadores do processo didático.
O objetivo do Curriculum é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.
O primeiro aspecto considerado por Sacristán (1995) faz menção às práticas pedagógicas de caráter antropológico, entre os quais destacam-se a vinculação entre as concepções de educação internas da escola e a concepções culturamente difundidas sobre a prática educativa.
Porque Curitiba é considerada a capital mais fria do país?
Qual a importância dos gritos para cultura africana?
Quanto tempo o trabalhador tem direito de descanso?
Quanto o Bill Gates ganha por minuto?
Como melhorar a competência 2?
Que obra inaugura o Humanismo em Portugal?
Quais são os iPads que existem?
Quais são as excludentes de tipicidade?
Como diminuir o custo por clique no Google Ads?
Qual a diferença entre moto One Vision e Action?
Quais as funções de uma missão diplomática?
Qual é o quadro de bike de alumínio mais leve?
Qual antibiótico que substitui azitromicina?