O alimento diet é desenvolvido para atender pessoas com alguma necessidade metabólica (diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos). Por outro lado, o alimento light pode ser utilizado por essas pessoas também. Por exemplo, um pão light que não tem adição de açúcar pode ser utilizado pelos diabéticos.
A procura pelos produtos diet e light, está presente entre os indivíduos adultos e idosos, para preservação ou manutenção da boa saúde e nos indivíduos mais jovens (adolescentes), a procura está associada à preocupação com a estética corporal (MEIRA et al., 2010).
Quando consumir alimentos diet ou light
Por geralmente serem isentos de açúcar, os produtos diet são indicados para quem tem diabetes e os alimentos light podem ser indicados para quem tem gordura no fígado ou está fazendo uma dieta para emagrecer.
Alimentos diet são destinados a consumidores com uma condição metabólica que necessita da eliminação de algum componente em sua dieta, como diabéticos (açúcar) e hipertensos (sal). Os produtos light por sua vez são aqueles que apresentam baixo valor nutricional ou energético.
Então os diet não são os mais recomendados para a dieta? É por isso que alimentos diet que substituem o açúcar por gordura – como o chocolate dietético – não devem ser usa dos por quem quer perder peso.
21 curiosidades que você vai gostar
No light, o produto tem uma redução de, pelo menos, 25% de algum nutriente, como gordura e açúcar e, por consequência, de calorias. Nos produtos diet, a modificação diz respeito à retirada de algum nutriente com o objetivo de saúde, por conta de uma patologia específica.
Entretanto, é importante destacar que, em alimentos light, pode ocorrer a redução de nutrientes, como o sódio, que não causam redução no número de calorias. Além disso, a diminuição de algum nutriente pode ocasionar a adição de outro para manter a consistência e sabor.
O refrigerante light ou zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior. O diet, por sua vez, é recomendado para dietas especiais, como a de pacientes diabéticos. Costuma ter menos carboidrato, açúcar, gordura ou sódio.
Os alimentos light devem ter redução mínima de 25% em algum nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Enquanto que o diet precisa ser isento 100%, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias. ...
Como os griots preservaram e transmitiram sua história?
Como melhorar o fôlego para andar de bike?
Pode passar creme de pele na barba?
Como os gregos venceram os troianos?
Como alterar o fundo de uma foto?
Como usar o poder do pensamento positivo?
Como hidratar a pele do rosto sem hidratante?
Como um hacker pode invadir meu celular?
Como melhorar a inicialização do Windows 7 Ultimate?
Como funciona o teletransporte?
Qual o tratamento para desidratação discal?
Como fazer o bebê aceitar o leite Pregomin?
O que os góticos gostam de fazer?
Como funciona o reembolso da OdontoPrev?
O que é bom para hidratar idoso?
Como aumentar o fluxo de sangue para o coração?