Os escravos que participaram da Revolta do Malês eram majoritariamente escravos urbanos e trabalhavam em diversos ofícios como sapateiros, ferreiros, carregadores de cadeira etc. Os escravos da lavoura era a minoria dos envolvidos e os poucos que participaram da revolta vieram da região do Recôncavo Baiano.
Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante. O termo malê tem origem na palavra imalê, que significa "muçulmano" na língua iorubá. Apenas negros africanos tomaram parte na revolta, que contou com cerca de 600 homens.
Questão 1. Explique quem eram os negros malês, que habitavam a cidade de Salvador. “Male” era um termo comumente utilizado para designar todo e qualquer escravo que fosse praticante da religião muçulmana e dominasse a leitura e a escrita da língua árabe.
Mas quem eram os malês? Malê era o nome dado, na Bahia, aos africanos escravizados que tinham o islamismo como religião. Diversas etnias e tribos africanas eram islâmicas, e quando as pessoas desses locais foram escravizadas e trazidas para o Brasil, continuaram a professar a mesma religião.
A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.
45 curiosidades que você vai gostar
Tratava-se, em sua imensa maioria, de negros muçulmanos, em especial da etnia nagô, de língua iorubá. Vem daí o nome que a rebelião recebeu: Revolta dos Malês. A expressão "malê" provém de "imalê", que no idioma iorubá significa muçulmano.
Em janeiro de 1835 um grupo de cerca de 1500 negros, liderados pelos muçulmanos Manuel Calafate, Aprígio, Pai Inácio, dentre outros, armou uma conspiração com o objetivo de libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos considerados traidores, marcada para estourar no dia 25 daquele mesmo mês.
Os líderes nagôs eram os escravos Ahuna, Pacifico Licutan, Sule ou Nicobé, Dassalu ou Damalu, Aprígio, Pai Inácio e Gustard. Também nagô era o liberto Manuel Calafate. Os outros eram o escravo tapa Luís Sanim e o liberto hauçá Elesbão do Carmo ou Dandará, que negociava com fumo.
A revolta dos Malês foi liderada por Luís Sanim (pertencente ao povo tapa, conhecido também como nupes), Manoel Calafate, Pacífico Licutan e outros. Ela aconteceu no centro da cidade de Salvador - Bahia e começou com um ataque ao Exército, para libertar os escravos dos engenhos e tomar o controle da cidade.
Quem teve útero perfurado pode engravidar?
Como prevenir a diabetes tipo 1?
Como prevenir a lesão por pressão?
Como podemos nos prevenir de doenças causadas por protozoários?
O que acontece se faltar óleo no câmbio automático?
Como identificar espécies de aves?
Como saber se o vinho tinto é suave ou seco?
Como se prevenir de acidentes na escola?
Como saber se o álcool vale mais a pena que a gasolina?
Quanto tempo leva para fazer efeito uma oferenda?
Onde são feitos os produtos da Adidas?
Como saber se o vinho é bom pelo Fundo?
Qual o tamanho normal de um útero feminino?
Como fazer QR Code no celular?
Quantos filhos Dedé Santana tem?