Os responsáveis pelas instalações com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas.
O laudo técnico das instalações elétricas deve ser elaborado por Engenheiro Eletricista segundo o que estabelece a Resolução 218 do CONFEA.
Quem pode assinar/emitir o Prontuário NR10 (PIE)?
O Prontuário NR10 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.
O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) é um sistema que organiza informações a respeito das instalações elétricas, devendo possuir um conjunto de procedimentos, projetos, documentações da empresa, certificados de treinamento, qualificações, capacitações, entre outros, a fim de comprovar que atende os requisitos ...
Documentos recomendados a se constar no PIE:Instrução técnica: Planejamento da tarefa – base e no campo;APR (análise preliminar de risco);Aterramento temporário;Sinalização de canteiro de trabalho;Laudo Técnico – SPDA;Laudo de CA;Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;
16 curiosidades que você vai gostar
O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) reúne todos os documentos que garantem que a empresa está atendendo a norma NR10. E é obrigatório para todas as edificações que possuem instalação elétrica acima de 75kW. O não atendimento de uma obrigatoriedade, a empresa fica exposta a sanções e processos judiciais.
Prontuário de instalações elétricas é um documento organizado e de fácil acesso de informações pertinentes às instalações elétricas e aos profissionais que exercem essa função específica.
Sistemas Elétricos de Potência (SEP) são grandes sistemas de energia que englobam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O PIE (Prontuário de Instalações Elétricas) é definido como um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que organizam o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que toda empresa deverá possuir, a fim de se obter as melhores condições operacionais e de ...
A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. ... Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.
No que diz respeito ao cumprimento dessas medidas, a NR 10 declara que as responsabilidades “são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos”, especificando que os contratantes devem manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de ...
As Normas Regulamentadoras são criadas e alteradas por uma comissão tripartite composta, geralmente, por membros do governo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), empregadores e empregados. Além disto, as NR s são publicadas e modificadas por meio de Portarias expedidas pelo MTE.
10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.
O que deve conter no PIE?as instalações elétricas da empresa estejam adequadas;a empresa adquira somente os equipamentos e materiais adequados;procedimentos sejam elaborados e aplicados pelos trabalhadores;Ordens de Serviços sejam emitidas;só sejam utilizados equipamentos ensaiados e testados;
ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo.
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.
O Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) consiste em um conjunto de documentos organizado de forma a conter uma memória dinâmica de informações pertinentes às instalações e aos trabalhadores, tais como as medidas de controle, equipamentos de proteção, procedimentos e instruções técnicas e administrativas de ...
Fica implícito que os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, com serviços realizados por meios remotos (telecontrole, telecomandos, sistemas informatizados.....), executados nas zonas livres, estão excluídos das condições impostas no subitem.
Em geral, os trabalhos com linha viva são divididos entre três categorias principais: método ao contato, método à distância e método ao potencial. Aplicado em operações de baixa tensão, em que o operador precisa entrar em contato direto com a superfície energizada.
Essas atividades são realizadas nas salas de máquinas, salas de comando, junto a painéis elétricos energizados ou não, junto a barramentos elétricos, instalações de serviço auxiliar, tais como: transformadores de potencial, de corrente, de aterramento, banco de baterias, retificadores, geradores de emergência, etc.
Conforme estudamos, o sistema elétrico de potência é formado essencialmente por três subsistemas: geração, transmissão e distribuição de energia (MONTICELLI, 2011). Esses subsistemas são interconectados por linhas de transmissão e outros equipamentos de forma a transmitir a energia gerada até o consumidor final.
Por exemplo as usinas hidrelétricas, eólicas, solares, as torres de transmissão elétrica, as subestações, entre outras. Já o SEC é o Sistema Elétrico de Consumo, ou seja, são todos os consumidores de energia do país. Por exemplo, as residências, industrias, comércios, rurais, serviços públicos, e demais.
Os principais riscos adicionais aos quais estão sujeitos os trabalhadores que atuam em serviços e instalações em eletricidade são: altura; ambientes confinados; áreas classificadas e condições atmosféricas adversas.
Como determinar a zona de risco e a zona controlada?Para tensões de até 1000V, a zona livre está acima de 70 centímetros.Abaixo de 70 cms até 20cms do ponto energizado, somente os trabalhadores com curso de NR10 tem permissão de acesso.
10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes ...
Quais as características do processo de execução?
Qual o significado das palavras Inconfidência e Conjuração?
Qual o melhor sabonete para quem tem psoríase?
Qual o nome do exame de urina 24 horas?
São exemplos de processos Exotérmicos?
O que é wi fi integrado na tv?
Quais os riscos quando não a manutenção dos equipamentos?
Quais são as doenças do sistema urinário?
Como saber se o cartão é Visa ou Master?
Qual o melhor país para aposentado morar?
O que é motricidade ampla e fina?